Espaço Saúde – Vamos Comunicar – Terapia da fala e ortodontia: a importância do trabalho em conjunto!

0
656

Você sabia que funções como a respiração, a mastigação, a deglutição e a fala podem interferir na sua arcada dentária e que por sua vez alterações estruturais de arcada dentária podem interferir no desempenho dessas funções?
Os lábios, a língua, as bochechas, a mandíbula, o palato e o nariz fazem parte do que chamamos de sistema estomatognático e são responsáveis pelas funções da respiração, da mastigação, da deglutição e da fala.

Para que haja o equilíbrio desse sistema são necessários diversos factores tais como: músculos faciais que funcionem em equilíbrio; presença de arcadas dentárias com oclusão normal; movimentação adequada dos lábios, língua e bochechas; respiração predominantemente nasal.
Na Ortodontia os dentes são mantidos em equilíbrio graças à actuação de forças de contenção internas e externas, portanto se após a retirada do aparelho não houver ajustes funcionais, existe a possibilidade de recidivas.
Sendo assim, o trabalho associado entre a Ortodontia e a Terapia da Fala é essencial para um tratamento rápido e eficaz. Nesse caso a Terapia da Fala terá como objectivos promover o equilíbrio miofuncional através de exercícios específicos para a mobilidade, o fortalecimento e a adequação do tónus dos lábios, da língua e das bochechas assim como a adequação das funções alteradas, retirando hábitos deletérios (prejudiciais).
Entre os comportamentos e hábitos deletérios que podem estar interferindo de forma negativa no desempenho das suas funções, destacam-se:
– Respirar pela boca
– Uso de chupeta, biberão, chuchar no dedo
– Bruxismo: Hábito de ranger os dentes
– Briquismo: Hábito de apertar os dentes
– Morder as bochechas
– Projecção da língua durante a deglutição e a fala
– Posicionamento inadequado da língua durante o repouso pressionando os dentes
– Mastigação unilateral

Em caso de dúvida procure sempre um profissional apto a lhe proporcionar o melhor tratamento.

Sandra Hespanhol
Terapeuta da Fala
Pós – Graduada em Intervenção Terapêutica Motora Oral e Facial
hespanholsandra@gmail.com