Europe Direct no Cadaval trabalha no Oeste, Lezíria e Médio Tejo

0
95
Gazeta das Caldas

A Leader Oeste – Associação para o Desenvolvimento Rural, situada na vila do Cadaval, foi novamente selecionada, pela Comissão Europeia, como estrutura de acolhimento de um Centro Europe Direct da União Europeia (UE), que, desde 1 de maio, além do Oeste e Lezíria do Tejo passa a ter também, como área de intervenção, a Região Médio Tejo.
Para além dos 12 concelhos do Oeste e dos 11 concelhos da Lezíria do Tejo, o Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo passará a atuar também nos 13 concelhos do território do Médio Tejo (Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas, Vila Nova da Barquinha, Sertã e Vila de Rei).
Com o trabalho diário, a Leader Oeste pretende continuar a aumentar o conhecimento dos cidadãos sobre os benefícios que a UE lhes traz no seu quotidiano e salientar ao mesmo tempo o seu valor acrescentado. Nestes mais de 20 anos ao serviço da informação e do debate europeu, tem ajudado a identificar os aspetos das políticas da UE que são importantes ao nível local, adaptando sempre as mensagens e iniciativas para responder às necessidades locais.
Com a organização de atividades de sensibilização e de participação dos cidadãos, o Europe Direct ajuda a preparar o terreno para a prossecução das grandes prioridades políticas da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu.
É com sentido de missão europeia que irá continuar a desenvolver atividades com todos os parceiros nestes 3 territórios.

Desde 1 de maio, estrutura passou a servir mais 13 concelhos

 

O que é o Europe Direct
O Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo é uma Entidade Oficial da Comissão Europeia, integrado numa Rede Europeia, constituindo-se num ponto de acesso para todos os que se interessam e queiram saber mais sobre a União Europeia. O Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo é um dos 15 EUROPE DIRECT que atuam em Portugal.
É um espaço de diálogo pró-ativo e contínuo com os cidadãos para promover o projeto europeu. Ao organizar atividades informativas e participativas, permite que os cidadãos possam fazer escolhas informadas sobre o futuro da UE participando plenamente no processo democrático europeu. Ao promover uma melhor compreensão de como a UE e a sua democracia parlamentar funcionam e de quais as questões que são da responsabilidade da UE, aumenta o conhecimento dos cidadãos sobre os benefícios que a UE lhes traz no seu quotidiano, salientando ao mesmo tempo o seu valor acrescentado.
O Europe Direct ajuda a identificar os aspetos das políticas da UE que são importantes ao nível local e pode adaptar mensagens e iniciativas para responder a necessidades locais.
Através da organização de atividades de sensibilização e de participação dos cidadãos, ajuda a preparar o terreno para a consecução das grandes prioridades políticas da Comissão e do Parlamento. Também está atento às expectativas dos cidadãos e transmite estas informações às instituições da UE, trabalhando em estreita colaboração com a Representação da Comissão e com o Gabinete do Parlamento Europeu, em Portugal.
Procura, igualmente, cooperar com outras redes de sensibilização e pontos de contacto da UE locais, incluindo redes locais relevantes, e promover o intercâmbio e a coordenação entre eles. ■