Futuro Hospital do Oeste

0
179

A Comissão Política de Secção do Bombarral do PSD, deliberou por unanimidade tornar público o seguinte:

  1. O recente anúncio, por parte do Ministro da Saúde, da intenção de iniciar o processo de construção do novo Hospital do Oeste, constitui o reconhecimento das precárias e obsoletas condições dos equipamentos existentes, que são notoriamente insuficientes e colocam em risco a saúde e vida das populações do Oeste. Reiteramos assim a nossa satisfação com a opção tomada e, que esperamos venha a tornar-se uma realidade.

 

  1. A opção pela localização do futuro hospital nos terrenos da Quinta do Falcão, no Bombarral, foi tomada legitimamente pela tutela – o Ministério da Saúde, e resulta de um processo de decisão complexo, suportado por um estudo técnico de carácter científico. É um facto de que nos orgulhamos e que, desde o primeiro momento, contou com toda a colaboração e apoio incondicional por parte dos eleitos locais pelo PSD, nos vários órgãos autárquicos, e cujas responsabilidades futuras desde já assumimos enquanto intervenientes políticos locais.

 

  1. Vimos lamentar que a decisão não tenha obtido a desejável unanimidade dos membros da Comunidade Intermunicipal do Oeste, que era um dos objetivos iniciais do processo, quando todos concordaram com a realização do estudo encomendado à Universidade Nova de Lisboa. Manifestamos, todavia, satisfação pelo amplo consenso que a decisão obteve junto da quase totalidade dos municípios abrangidos.

 

  1. Relativamente aos que, não concordando com a localização escolhida, nomeadamente os Municípios de Caldas da Rainha e de Óbidos, respeitamos o seu livre direito de expressão. Contudo, não nos identificamos com a sua opção por manifestar, de forma indelicada, a sua discordância com a localização, com a argumentação enunciada, nem com a postura adotada, em alguns casos com afirmações que não correspondem à realidade, e que traduzem um claro desrespeito pelo concelho e população do Bombarral. Lamentamos igualmente a completa falta de sentido democrático e de consideração por toda a população oestina que o futuro Hospital do Oeste visa servir.

 

  1. Vimos lealmente discordar, desta vez em público, com as diversas intervenções apresentadas na qualidade de deputado do PSD, eleito por todo o distrito de Leiria, Dr. Hugo Oliveira, que é igualmente presidente da Comissão Política Distrital de Leiria do PSD e vereador na Câmara Municipal de Caldas da Rainha, nas quais exprime de forma veemente a sua discordância com a localização do futuro Hospital do Não temos conhecimento que tal postura seja representativa da posição oficial do Partido Social Democrata sobre esta matéria, nem que tal resulte de quaisquer estratégias, mas apenas de posições individuais, tomadas, a nosso ver, na qualidade e local indevidos.

Da mesma forma, condenamos e lamentamos a atitude da Secção Política do PSD de Torres Vedras, ao colocar um cartaz/outdoor com o intuito de diminuir a imagem e a importância estratégica do concelho do Bombarral, em sentido contrário à posição assumida publicamente pela Comissão Política PSD Área Oeste.

 

  1. Concluímos com uma nota final, mas não menos importante, que resulta da metodologia adotada para este processo, as características do Hospital, modelo de financiamento e prazos anunciados. É necessário manter toda a nossa atenção e perspicácia quanto à consolidação do procedimento, para que a passagem das palavras aos atos seja uma realidade e não se repitam atrasos ou retrocessos, infelizmente ocorridos em processos semelhantes. Aguardaremos com serenidade, mas com redobrada atenção os próximos desenvolvimentos.

Bombarral, 10 de julho de 2023

A Comissão Política de Secção do Bombarral do PSD