Erasmus+ Desporto: oportunidades em 2018
O Erasmus+ é o programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto para o período de 2014-2020.
Esta dimensão do Desporto é uma novidade deste programa Erasmus+. As candidaturas a esta ação são realizadas diretamente à Agência Executiva para a Educação, o Audiovisual e a Cultura, situada em Bruxelas. Em Portugal, é a Agência Erasmus+ Juventude em Ação que tem responsabilidades de informação e apoio às organizações interessadas a concorrer a esta área do Erasmus+.
Os objetivos específicos do Programa Erasmus+ no domínio do desporto consistem em:
abordar as ameaças transfronteiriças à integridade do desporto, como a dopagem, a viciação de resultados e a violência, bem como todos os tipos de intolerância e de discriminação;
promover e apoiar a boa governação na área do desporto e as carreiras duplas dos atletas;
promover as atividades de voluntariado no desporto, juntamente com a inclusão social, a igualdade de oportunidades e a sensibilização para a importância da atividade física benéfica para a saúde, através de uma maior participação no desporto e da igualdade de acesso ao desporto para todos.
Os projetos desportivos apoiados no âmbito de Erasmus+ devem, em última análise, conduzir a um aumento dos níveis de participação no desporto, na atividade física e no voluntariado.
Mais precisamente,
um maior conhecimento e sensibilização sobre o desporto e a atividade física nos Países do Programa
maior visibilidade dos eventos e sensibilização para os mesmos, visando a promoção da inclusão social, da igualdade de oportunidades e da atividade física benéfica para a saúde;
cooperação reforçada entre as instituições e as organizações que desenvolvem atividades no domínio do desporto e da atividade física;
maior participação das organizações desportivas e outras organizações pertinentes de diferentes Países do Programa em redes reforçadas
identificação e partilha de boas práticas
As Ações no domínio do desporto devem contribuir para a organização da Semana Europeia do Desporto, a decorrer entre 23 e 30 de setembro.
Em que prazos são as candidaturas?
Existem 3 tipologias de Projetos e respetivos prazos:
– Parcerias de Colaboração: Oferecem a oportunidade de desenvolver, transferir e/ou implementar resultados inovadores e participar em atividades intensivas de disseminação e exploração de produtos e ideias inovadoras. Envolvem várias organizações e figuras relacionadas com o desporto e não só, como é o caso de autoridades a nível local, nacional e europeu.
Os candidatos têm de apresentar a sua candidatura a subvenção até – 5 de abril às 12:00 (meio-dia, hora de Bruxelas), para projetos com início a 1 de janeiro do ano seguinte.
– Pequenas Parcerias de Colaboração: Permitem que as organizações desenvolvam e reforçam redes de trabalho, aumentado a capacidade de trabalharem a nível transnacional, partilhando boas práticas e confrontando ideias e metodologias em diferentes áreas do desporto, encorajando a inclusão social e as oportunidades iguais no desporto.
Os candidatos têm de apresentar a sua candidatura a subvenção até – 5 de abril às 12:00 (meio-dia, hora de Bruxelas), para projetos com início a 1 de janeiro do ano seguinte.
– Eventos desportivos europeus sem fins lucrativos: Incluem várias iniciativas como o voluntariado no desporto, a inclusão social e a igualdade de género no desporto ou a implementação da Semana Europeia do Desporto.
Os candidatos têm de apresentar a sua candidatura a subvenção até – 5 de abril, às 12:00 (meio-dia), hora de Bruxelas, para projetos com início a partir de 1 de novembro do mesmo ano.
Quem pode candidatar-se?
um Comité Olímpico Nacional ou uma Confederação Nacional do Desporto;
uma organização desportiva a nível local, regional, nacional, europeu ou internacional ou um organismo público responsável pelo desporto a nível local, regional ou nacional;
uma liga desportiva nacional ou um clube desportivo;
uma organização ou um sindicato que represente os atletas;
uma organização ou um sindicato que represente profissionais e voluntários do domínio do desporto (como treinadores, gestores, etc.);
uma organização que represente o movimento «desporto para todos»;
uma organização ativa no domínio da promoção da atividade física;
uma organização que represente o setor do lazer ativo;
uma organização ativa no domínio da educação, da formação ou da juventude.
Onde apresentar candidatura?
À Agência Executiva para a Educação, o Audiovisual e a Cultura, situada em Bruxelas.
Quem nos pode ajudar em Portugal?
Em Portugal, a Agência Erasmus+ Juventude em Ação presta apoio e informação acerca das ações centralizadas no âmbito do Desporto do Programa Erasmus+.
Pode contatar-nos para mais informações:
Website: www.juventude.pt
E-mail: erasmusmais@juventude.pt
Telefone: 253204260