A Alma Europeia

0
552

Sofia Moreira de Sousa
chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal

Alma. Foi o moto que a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, deu ao discurso deste ano sobre o Estado da União Europeia, através do qual apresentou e debateu, no Parlamento Europeu e perante os cidadãos, o balanço do ano anterior e as prioridades para os próximos meses.
Neste momento crítico em que ainda nos encontramos, a UE confirmou a alma forte que tem ao enfrentar em conjunto a maior crise global de saúde do último século e os seus efeitos económicos e sociais, sem esquecer o desafio global das alterações climáticas.
Esta é verdadeiramente uma maratona, não uma corrida de velocidade. Há lições a retirar, mas também é preciso reconhecer e afirmar que, graças a uma ação solidária, a UE está na vanguarda da resposta à pandemia, com mais de 70% dos adultos vacinados. Soubemos igualmente agir em conjunto na hora de preparar o regresso à normalidade com a implementação em apenas três meses do Certificado Digital e fomos rápidos a implementar apoios de emergência socioeconómica, como o SURE, que apoiou mais de 31 milhões de trabalhadores e o NextGenerationEU que já está a injetar milhões de euros na economia europeia. Escolhemos seguir a ciência, a união e a solidariedade, à maneira europeia, e estamos a ter bons resultados.
Fortalecer a Europa significa respeitar a dignidade de cada indivíduo e garantir a justiça. Há muito caminho a fazer rumo à União da Igualdade, quando um estudo da OCDE indica que as mulheres em Portugal ganham, hoje, apenas 78% dos homens com as mesmas qualificações. A liberdade que defendemos significa iguais oportunidades e independência, mas também estar livre do medo. Durante a pandemia, muitas mulheres ficaram privadas dessa liberdade e à mercê dos agressores. Antes do fim do ano, vamos propor uma lei sobre o combate à violência contra as mulheres, garantindo a aplicação eficaz da lei, a prevenção e a proteção, em linha e fora de linha.
Dar mais ferramentas e oportunidades aos jovens é urgente. Propomos um novo programa intitulado, sem coincidências, ALMA, para que possam ter uma experiência profissional temporária noutro país da União. Os jovens podem moldar o futuro da Europa que querem e esse debate será ainda mais vivo com o proposto Ano Europeu da Juventude já em 2022 e, desde já, na Conferência sobre o Futuro da Europa.
Enquanto lidamos com todos estes desafios, o planeta não espera. Fomos a primeira grande economia a transformar objetivos ambiciosos na resposta à crise climática em obrigações jurídicas. No entanto, tanto as inundações, como as secas e os incêndios dramáticos no verão, como a ciência não deixam dúvidas: temos de ir mais longe e mais depressa e é isso que vamos fazer, implementando os instrumentos já apresentados em julho.
A UE continua a ser um processo imperfeito, tal como cada um de nós. Mas é também um projeto inédito no mundo que, através da cooperação e solidariedade, torna possível o que parecem utopias e que reforça a liberdade individual graças à força da comunidade. Baseada nos valores que partilhamos e na diversidade que nos identifica. Com uma alma europeia. ■