Gazeta da europa – Casos de sucesso da Garantia Jovem

0
505

A Garantia Jovem, uma iniciativa a nível europeu que apareceu como resposta à elevada taxa de desemprego dos jovens, tem como objetivo dar aos jovens uma oportunidade para apostar nas suas qualificações e também para estar em contacto com o mercado de trabalho.

Através de um registo acessível no portal da Garantia Jovem –

www.garantiajovem.pt, os jovens podem encontrar uma proposta de trabalho, realizar um estágio ou ter a oportunidade de mostrar as suas competências e que carreiras profissionais desejam seguir.

Este projeto tem três grandes objetivos, sendo eles: aumentar as qualificações de jovens (através da continuação dos estudos, de formações profissionais e também de estágios), ajudar na transição para o mercado de trabalho e diminuir o desemprego jovem.

Desta forma, e com o objetivo de inspirar outros jovens, a Garantia Jovem apresenta dois casos de sucesso do programa: a Sandrina Samagaio e o André Pinto.

A Sandrina, de 24 anos, tinha concluída uma licenciatura em Engenharia do Ambiente quando se inscreveu no programa Garantia Jovem. Tinha como objetivo encontrar um estágio que lhe desse acesso ao mercado de trabalho e que lhe permitisse adquirir competências.

Sandrina Samagaio afirma “A experiência adquirida durante o estágio foi bastante enriquecedor no sentido em que me proporcionou um contacto direto com várias áreas relacionadas com a minha formação”.

Após o período de estágio, de um ano, tornou-se colaboradora efetiva e encontra-se, atualmente, ainda a trabalhar na mesma empresa que a acolheu.

O André Pinto estava num emprego onde não se sentia realizado. Quis assim mudar de vida e procurar uma oportunidade na área que mais gosta e na qual tem formação: a área da Informática.

Após o seu registo no portal, o jovem de 25 anos foi contactado por uma empresa onde está a trabalhar há quase 2 anos. André Pinto assegura que “A experiência não podia ter sido mais positiva, ao fim de oito meses de estágio acabei por ser contratado”.

Tal como o caso destes dois jovens, existem muitos mais casos de sucesso do programa. Esta iniciativa destina-se a todos os jovens até aos 29 anos que não se encontrem a trabalhar, a estudar ou em formação e estágio.

 

Representação da Comissão Europeia em Portugal