Financiamento garantido com Programa Europa Criativa

0
419

Numa altura em que é fundamental recuperar um dos setores mais fustigados pela pandemia, importa mapear quais os recursos de financiamento que existem à escala europeia.
O Europa Criativa é o programa da União Europeia de apoio exclusivo aos sectores cultural e criativo. O novo ciclo decorre entre 2021-2027 com um enquadramento financeiro na ordem dos 2.44 mil milhões de euros, um aumento de cerca de 50% face ao ciclo anterior.
Trata-se de um programa de co-financiamento a fundo perdido, sem quotas por países, no qual impera a competição direta entre projetos.
O Europa Criativa visa, fundamentalmente, garantir a salvaguarda e a promoção da diversidade cultural e linguística europeia e reforçar a competitividade dos setores cultural e criativo, com vista a promover um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.
O Europa Criativa integra três Vertentes de actuação. Por um lado, a Vertente MEDIA dirige-se dirigido exclusivamente ao setor audiovisual – cinema, televisão, plataformas VOD e videojogos.
Por outro, a Vertente CULTURA engloba todas as restantes expressões culturais e artísticas. E por último, a Vertente Transectorial que inclui as acções Creative Innovation Lab e também um novíssimo apoio aos Média Noticiosos, umas das grandes novidades desde ciclo 2021-2027. Cada uma das Vertentes comporta várias linhas de financiamento, focadas em diferentes tipos de projectos e com critérios de elegibilidade e avaliação diversos. ■ Centro Informação Europa Criativa