GFACR ultrapassou, com mérito e dignidade, duplo desafio exigente
O Grupo de Forcados Amadores de Caldas da Rainha deslocou-se no dia 2 ao Campo Pequeno para pegar toiros de S. Torcato e no dia 3 a Paio Pires para pegar concurso de ganadarias de postín. Um duplo desafio bastante exigente quer pela dureza e seriedade dos toiros que enfrentaram quer por ser a primeira praça do país e a reinauguração de uma praça, estando todos os olhos fixos nos intervenientes. Em ambas ocasiões exibiu-se a bom nível evidenciando coesão, vontade e mérito inegável. Foi portanto uma dupla prova bem superada mantendo na íntegra os pergaminhos do Grupo
No Campo Pequeno lidaram-se toiros de S. Torcato sérios, encastados e a pedir contas, não dando facilidades a ninguém, nem perdoando erros de qualquer tipo.
Sónia Matias e Ana Batista esforçaram-se a duo, tendo a segunda saído por cima. Indisposta Sónia Batista não voltou e Ana Batista lidou os dois toiros restantes que também não deram qualquer facilidade acertadamente, com seriedade, valor, conhecimento e classe.
A pé António João Ferreira bordou toureio de elevado valor e estética irrepreensível, sobretudo no segundo, a mostrar de novo a injustiça de não lhe darem mais oportunidades. Nuno Casquinha rodado pelas muitas corridas no Perú, senhor de uma vontade e um querer enorme, capaz em todos os tércios, esteve enorme, mesmo após a feia colhida que sofreu.
Pegou o primeiro Francisco Mascarenhas, bem à 2ª, após um violento derrote na primeira o ter desfeiteado. No quarto toiro Lourenço Palha foi derrubado com força caindo, com dois companheiros, inanimado a caminho da enfermaria. Na dobra António Cunha muito bem à 2ª consumou com mérito bem ajudado. No quinto saíram para a cernelha, sem ser de recurso, Duarte Palha e José Maria Abreu resolvendo brilhantemente à 2ª entrada como decisão e mérito.
Na reinauguração da Praça de Paio Pires, agora chamada Paio Pires Arena, Luís Rouxinol esteve bem frente ao de Veiga Teixeira e melhor ainda, face ao de David Ribeiro Telles, variado e sério a chegar bem ao público, repetindo o êxito de Caldas da Rainha.
Moura Caetano obteve também êxito frente ao de Vale do Sorraia e esteve valoroso perante o sobrero de Fernandes de Castro.
João Telles Jr. deu a lide apropriada ao difícil de Prudêncio e no de Fernandes de Castro (prémio de bravura e de apresentação) obteve também o êxito.
Os Forcados de Lisboa estiveram bem e coesos pegando à 1ª Duarte Mira e Bernardo Reboredo (prémio melhor pega) e à 2ª Tiago Silva.
Os de Caldas da Rainha pegaram bem o de Vale do Sorraia à 2ª por Francisco Esteves que na1ª revelou alguma inexperiência natural. António Cunha pegou bem à 1ª, o de David Ribeiro Telles, bem ajudado. Duarte Palha e José Maria Abreu resolveram bem, com muita vontade, de cernelha, por opção, à 2ª, bastante cansados, perante a enorme dificuldade do toiro de Fernandes de Castro em encabrestar levando muito tempo.
Agora esperamos o 15 de Agosto comemoração dos 25 anos.