Gralha-preta (Corvus corone)

0
1445
Gazeta das Caldas
| D.R.

A Gralha-preta são dos corvídeos mais abundantes residentes em Portugal, muitas vezes confundidos com o Corvo (Corvus Corax), que é raro aqui na nossa zona e distinguem-se deste, pelo seu menor tamanho. As famílias dos corvídeos são consideradas como a espécie de aves mais “inteligentes”, tendo algumas até a capacidade de falar algumas palavras e, capazes de utilizar “ferramentas” e desempenhar algumas tarefas complexas para obterem comida.
Kevin McGowan, um perito em gralhas do Laboratório de Ornitologia de Cornell, em Ithaca, Nova Iorque, tem desenvolvido um trabalho de investigação sobre estas aves, tendo publicado um estudo em 2015 na revista Behavioral Ecology and Sociobiology.
Também conhecidas pelo nome de Corvelos, quem habitualmente passeia junto á lagoa de Óbidos, já teve com certeza oportunidade de as ver porque, rapidamente se apercebe da sua presença, devido aos seus gritos roucos e persistentes que emitem. Embora não sejam abundantes na lagoa, cerca de sete ou oito indivíduos, são, no entanto, residentes permanentes, sendo assim observadas todo o ano.
São aves omnívoras, necrófagas e detritívoras. Oportunistas na busca de alimentação a sua dieta inclui pequenos invertebrados, sementes e grãos de cereais, carne em decomposição de outros animais, pelos desperdícios gerados pelos humanos e, por ovos e crias de outras aves, pela predação de ninhos de Galeirões ou de Patos-reais.
O cristianismo da época medieval e crendice popular em Portugal, associou-as como aves de mau agouro, esta acepção negativa que espalhamos pelo mundo, faz parte de muitas lendas e mitos. Desde então, para os cristãos, estas aves são consideradas os mensageiros da morte Gralha é a definição usada para um erro tipográfico.
Pode definir também pessoas muito faladoras, tagarelas.
Penedo das Gralhas, local em Trás do Outeiro, concelho de Óbidos.
Em Trás-os-Montes, na região do Alto-Barroso, nas faldas da serra do Larouco, fica situada a aldeia de Gralhas, a 25 Km de Chaves e a 9 km de Montalegre.
Deixo aqui o link para quem queira visitar virtualmente, ou porque não uma sugestão para um passeio de fim de semana.
aldeiadegralhas.blogspot.pt/

João Edgar
sarabuga@gmail.com