Conheci o Sr. Joaquim Casimiro há cerca de 10 anos. Em 2006, a Fonte Santa dava os seus primeiros passos, com ideias e projectos no papel, que muitos diziam ser um sonho irrealizável. Nesse ano, tive a minha primeira reunião com ele, onde, com os meus colegas de direcção, lhe apresentamos o nosso projecto. A primeira imagem com que fiquei foi a imponência física e a sua voz profunda.
Depois de expormos aquilo que pretendíamos fazer – o nosso sonho – prontamente se disponibilizou para nos ajudar. Foi o passo decisivo para a Fonte Santa.
Organizou nos Estados Unidos da América o primeiro Jantar de angariação de fundos para a construção da Fonte Santa. Fundou, juntamente com outros imigrantes da Serra do Bouro nos Estados Unidos da América, a Fonte Santa Foundation, que organizou ao longo destes anos várias actividades de angariação de fundos.
O Sr. Joaquim era um líder nato, simples, afável, mobilizador de vontades, um homem apaixonado pela sua família, pela sua terra, pelas suas gentes e instituições, pelo trabalho, pelo seu Sporting. Embora a vida lhe tenha reservado momentos dos mais difíceis que um pai possa imaginar, continuou o seu percurso com humildade, sempre ajudando quem a ele recorria.
E fazia tudo isto porque podia faze-lo? Não. Há homens que podendo fazer não fazem, não tem essa capacidade, essa bondade.
Todos o recordaremos por aquilo que fez, que deu, que ajudou a construir.
À família, os nossos sentimentos nesta hora de pesar.
Há Homens que nunca morrem, e o Sr. Joaquim Casimiro é um deles.
José Gomes Ezequiel
Presidente da Direcção
Fonte Santa – Centro Social da Serra do Bouro