Conceição Martins, fundou a Associação PA.TO. em 1988. Bióloga de formação, desde muito cedo assumiu a defesa do ambiente como foco principal da sua vida.
Não sendo natural das Caldas da Rainha, escolheu esta cidade como sua e iniciou aqui a sua atividade na defesa do ambiente.
Veio para as Caldas da Rainha pela mão do Dr. Fernando Catarino, Professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na década de 80, no contexto de um protocolo entre esta universidade e o Serviço Nacional de Parques, Reservas e Conservação da Natureza, para ser responsável e coautora do primeiro estudo sobre a importância do Paul de Tornada, uma zona húmida junto de Tornada, que de certa forma, até então se encontrava abandonada.
Como pessoa, era extremamente dedicada às causas que defendia, cativante, envolvia com alegria todos os que a acompanhavam nas saídas de campo, com o seu conhecimento e com o entusiasmo com que o partilhava.
Foi pela sua atitude e persistência que surgiu o movimento de defesa do Paul de Tornada, de que hoje nos podemos orgulhar.
Corresponsável pela construção do Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada – Prof. João Evangelista e pela criação da Reserva Natural Local do Paul de Tornada, foi ativista e responsável por várias atividades nas áreas da defesa do ambiente e cultura, que em muito beneficiaram o nosso concelho.
Deputada municipal em Caldas da Rainha, entre 2002 e 2005, conseguiu com o seu conhecimento, envolver inteligentemente políticos de vários quadrantes na luta pela defesa do ambiente na nossa região.
A sua vida profissional levou-a, em 1990 para a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, onde foi docente durante 35 anos e diretora cerca de dez anos.
Doutorada em ciências da educação, dedicou toda a sua vida à defesa do ambiente, como investigadora publicou artigos científicos, produziu trabalhos sobre as atitudes dos jovens face ao ambiente, educação para o desenvolvimento sustentável e alimentação sustentável, e participou em livros e conferências nacionais e internacionais.
Esteve sempre ligada e atenta ao desenvolvimento das Caldas da Rainha, tendo pertencido aos órgãos sociais da associação PA.TO. até ao final da sua vida. Faleceu no dia 14 de Maio de 2025 aos 61 anos vítima de doença prolongada.
É com profundo pesar e tristeza que vemos partir a Conceição Martins, mas é com muito orgulho que daremos continuidade ao seu trabalho.
P´la Associação PA.TO., José Ribeiro, Presidente da Mesa da assembleia Geral