Inovação & Criatividade

0
365
- publicidade -

José Luiz de Almeida Silva

Num mundo com uma sociedade e economia cada vez mais complexos, serão a inovação e a criatividade os fatores distintivos dinâmicos que acrescentam valor e criam empregos qualificados e mais bem pagos, que tornam os países mais fortes e competitivos.
Associamos esta edição às empresas que foram reconhecidas em 2024 com o estatuto de Inovadoras COTEC, ao obterem o reconhecimento público pelo desempenho como exemplos da “criação de valor para o país e no estabelecimento de uma rede de parceiros que valorizem esta distinção, potenciando os benefícios mútuos”.
Juntamente com o fator mais genérico da inovação, acrescentaremos como multiplicador central a criatividade, que dará uma visibilidade e sustentabilidade às empresas e às regiões num futuro cada vez mais globalizado e competitivo que tornará mais duradoura essa vantagem.
Para nós isto significará que não só estas empresas devem gozar deste estatuto de inovação, como deve suscitar na região que as envolve a mesma preocupação de ser inovadora e criativa, criando nos seus habitantes um grau de exigência semelhante, que não se compagina com muita da ausência de audácia e de visão do que é desejado para um futuro próximo e de médio prazo.
E esse grau de exigência estende-se ao quotidiano da vida de cada região e comunidade, como nos países de referência em termos de inovação se verifica, criando formas de vivência mais ricas em termos qualitativos até mais do que quantitativos. Ou seja, viver melhor não é viver com mais mas sim de forma diferente e mais diversa e aproveitando os recursos próprios potenciados de forma mais inteligente.
E no nosso território vemos um potencial enorme a explorar e que infelizmente fica aquém do desejado. ■

- publicidade -