Liga dos Combatentes: O Dia do Combatente

0
296
- publicidade -

Em Portugal celebra-se o “Dia do Antigo Combatente”, todos os anos, a 9 de abril. A efeméride foi oficializada através da Lei n.º 46/2020, de 20 de agosto, que aprova o Estatuto do Antigo Combatente. No Artigo 3º do Anexo I – “Dia do Antigo Combatente” pode ler-se:
“1 – Como forma de reconhecimento aos antigos combatentes identificados nos termos do artigo anterior pelos serviços prestados à Nação, é estabelecido o dia do antigo combatente, para que sejam relembrados, homenageados e agraciados pelo esforço prestado no cumprimento do serviço militar.
2 – O dia do antigo combatente é celebrado anualmente no dia 9 de abril, data em que se comemoram os feitos históricos dos antigos combatentes por Portugal.
3 – Não obstante o disposto no número anterior, o Estado, através do Ministério da Defesa Nacional, pode evocar a memória e feitos dos antigos combatentes no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades e no dia 11 de novembro, data em que se comemora o fim da Primeira Grande Guerra, em colaboração com a Liga dos Combatentes e as associações de antigos combatentes.”
Mas afinal qual é a razão de ter sido escolhida essa data para a comemoração da efeméride?
A data foi escolhida para evocar a Batalha de La Lys, que ocorreu em 9 de abril de 1918, durante a Grande Guerra, entre as forças da Alemanha e do Império Austro-Húngaro, por um lado, e a coligação de países em que se destacavam a Inglaterra, a França e Portugal, por outro. A batalha decorreu numa planície pantanosa banhada pelo Rio Lys e seus afluentes. Este foi um dos mais sangrentos confrontos em que foi envolvido o Corpo Expedicionário Português, que segundo Mendo Castro Henriques e António Rosas Leitão deu origem às seguintes baixas: 398 Mortos; aproximadamente 1500 Feridos; e 6585 Prisioneiros (dos quais 233 acabaram por falecer).
Todos os anos em Portugal, as Forças Armadas, a Liga dos Combatentes e outras associações de Combatentes evocam o “Dia do Combatente”, na Batalha, prestando assim homenagem a todos os combatentes, de todas as Guerras, tendo como referência a fatídica Batalha de La Lys.
Este ano, por questões práticas devido à Páscoa, foi celebrado no dia 1 de abril e teve a participação do Núcleo das Caldas da Rainha com uma delegação composta pelo Porta-Guião José Henriques da Silva e o Vice-presidente da Direção SMor Mat Res Fernando António Lourenço de Jesus. ■

A Direção

- publicidade -