Diriji-me ao posto médico dos Vidais pelas 8h30.
Tinha falado com a Saúde 24 naquela noite, onde ela ficou de enviar um fax para o Centro de Saúde de Vidais. Quando cheguei perguntei à menina que estava a atender se tinha recebido o fax e ela disse-me que não. Depois viu e foi levar ao doutor. Passado meia-hora o doutor sai disparado do gabinete e começa aos gritos comigo e a dizer “isto está muito mau. Vai-te embora. Isto não é nenhuma urgência”. E eu disse “Mas foi a urgência que me mandou para aqui”. E ele abriu a carta do hospital, olhou, fechou novamente e mandou-me embora.
E eu fui (ele disse-me). E dirigi-me para Caldas e tentei entrar com o chefe dele, mas não estava.
Deixei lá o meu contacto para me ligarem de volta e vim-me embora para a urgência. Mais uma vez não me fizeram nada. Estive lá toda a tarde.
Quando o médico me chamou, perguntou-me as minhas queixas e eu disse que não podia tomar medicamentos e ele disse: “Então não quer medicamentos tem de pôr a perna às costas”.
Agora eu pergunto-me: que médicos temos nós em Portugal?
Para mim não são médicos, são pior que os animais selvagens.
Isto passou-se tudo no dia 10/03/2015.
Fiz esta reclamação ao CHO-Caldas da Rainha:
Motivo: Não tenho sido bem assistida por parte dos médicos. Na quarta-feira, dia 11/03/2015 às 10h00 cheguei ao hospital com muitas dores no joelho esquerdo. Foi-me dada a pulseira verde. Há um mês que andam a jogar o jogo do empurra comigo. Só me querem dar medicamentos para as dores. Eu já disse que não podia tomar medicamentos.
Nem o médico de família quer passar os exames, nem no hospital. Agora eu pergunto, onde eu devo ir para que me seja feito um TAC ao joelho?
Estou reformada há 10 anos por invalidez, estou farta de medicamentos até à ponta dos cabelos, mas uma coisa eu garanto: não vou ficar quieta nem calada. Nem que tenha de virar o país de pernas para o ar.
Tenho sido vítima de maus tratos verbais por parte de todos: médicos, família directa e também algumas pessoas que me rodeiam.
Otília Maria Pereira Custódio
NR – Contactado CHO, este enviou-nos a seguinte resposta:
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) recebeu a exposição que aborda o assunto que refere, apresentada pela utente no Gabinete do Cidadão da Unidade de Caldas da Rainha.
A exposição terá o tratamento habitual, com revisão do processo clínico para determinação e identificação dos factos ocorridos. Após concluído este processo, e de modo a respeitar o direito à confidencialidade da utente, esta receberá uma resposta esclarecedora.
Todas as exposições feitas ao CHO constituem um contributo para a melhoria dos cuidados de saúde prestados aos utentes, através da correcção das deficiências, do aproveitamento das sugestões e/ou do incentivo dos elogios. Neste sentido, informamos todos os utentes que a comunicação de reclamações, sugestões e/ou elogios pode ser feita através do Gabinete do Cidadão ou num dos livros de reclamações do CHO e que, em todos os casos, é feita uma análise individual com esclarecimentos dos factos expostos e resposta personalizada a cada um.
Centro Hospitalar do Oeste