O horário da Linha do Oeste desde 11 de Dezembro de 2011

0
573

No fim-de-semana de 10 de Dezembro eu tive de fazer viagens para Lisboa nos transportes públicos e olhei no horário em www.cp.pt para verificar os pormenores dos comboios.

Na tarde de 10 de Dezembro havia um “Aviso” para ver os novos horários desde 11 de Dezembro de muitas das linhas nacionais. Mas não havia Avisos para a Linha de Oeste. Só permanece o horário em vigor desde Maio de 2011.

Mas, cerca das 22h00 de 10 de Dezembro, de repente chegou um aviso em www.cp.pt também para a Linha do Oeste com os novos horários de 11 de Dezembro de 2011.

Com muito medo, eu abri o aviso, pensando que eu vinha ver o fim do serviço na linha a norte das Caldas da Rainha. Mas não: ainda ficava o titulo complicado e confuso da nossa linha: “Lisboa/Mira Sintra-Meleças/Coimbra/Fig. da Foz”.

E mostra ainda comboios para o norte das Caldas da Rainha!

Com surpresa vi que há pequenas novidades. O comboio mais rápido de tarde, nº 807 – que antes deu muito confusão por o horário aparecer como tendo de se apanhar outro nas Caldas correndo-se o risco de perder a ligação -, agora é apresentado com um comboio singular de Lisboa (Santa Apolónia!) através das Caldas para Coimbra.

O primeiro comboio de dia para Lisboa (nº 6400) agora parte cinco minutos mais cedo, o que permite fazer ligação muito melhor com os urbanos das linhas de Rossio, Oriente, etc. Estes linhas urbanas agora têm um horário inteiramente novo.

O segundo comboio de dia (nº 804) também parte mais cedo das Caldas da Rainha, às 06h30 em vez de 06h57. Pode ser que alguns utentes já o tenham perdido por causa de falta de informação! Mas a hora mais cedo é também muito útil para chegar em Lisboa bem antes de nove horas.

No último parte do dia há mais dois comboios que partem a horas diferentes: o nº 900 parte para Lisboa às 15h30 (são 21 minutos mais tarde). Mas nº 901 parte de Entrecampos Poente às 18h31, o que são 13 minutos mais cedo.

Há duas coisas más no novo horário de linha do Oeste. Faltam os pormenores de ligações ao sábado e domingo nos urbanos (pode ser uma versão temporária e inacabada?) e falta uma apresentação de ligação para Figueira da Foz do comboio 807. Portanto, um pedido na bilheteira do computador para todos os comboios entre Caldas e Lisboa-Oriente mostra ligações que o horário imprimido não mostra. Naquela situação há mais confusão em vez de melhoramento.

Finalmente, queria dizer uma coisa que se aplica igualmente para horários de comboios e os dos autocarros Expressos e Rápidas.

Falta uma regulação do governo (ou uma concórdia das companhias comerciais) para manter os horários sem mudança até uma data fixa. Devem ser regularizadas as datas de mudança de horário. Foram muitas as vezes que eu cheguei a uma estação ou terminal rodoviário em Portugal e o horário mudou-se um dia antes!

Havia num ano muitas mudanças na Linha do Oeste, ao ponto de as bilheteiras nas estações principais esgotarem os folhetos de horários. E passam muitas semanas antes que os folhetos cheguem.

Robert Patten

(Sócio reformado da Chartered Institute of Transport and Logistics, UK)