Teresa Leal
CEO na Teresa Vai de Férias
O uso de novas tecnologias está a transformar de forma significativa o nosso mundo e o turismo não ficará de fora dessa transformação, a tomada de consciência destas mudanças leva a adoção de iniciativas e novas estratégias que prometem revolucionar a forma como se vivencia as experiências turísticas, já por outro lado, a não tomada de decisões nesse sentido leva à manutenção dos mesmos processos e conduz inevitavelmente à estagnação.
Em pouco tempo o que nos parecia um futuro longínquo passou a ser uma realidade, e existem já várias alternativas tecnológicas que potenciam as experiências turísticas.
A inteligência artificial pode ser utilizada para recomendação de sugestão de destinos, de acordo com o perfil de cada viajante, sendo também possível personalizar as ofertas disponíveis em função dos gostos de cada um.
Os Chatbots, nos sites de turismo, permitem que quem procura informações e assistência, o possa fazer sem ter de conversar com ninguém.
A Realidade Virtual e Realidade Aumentada permitem, através dos óculos de RA, sentir a experiência ou viver o local como se estivéssemos lá, permitindo visitas virtuais muito reais.
As visitas virtuais aos museus ajudam a programar as visitas dos mesmos.
As aplicações disponíveis nos telemóveis e já tão comuns, ajudam desde à gestão da reserva até à disponibilização de informações uteis e sugestões de roteiros turísticos.
A Análise de Dados permite às empresas de turismo conhecerem melhor os gostos dos visitantes de forma a criar ofertas adaptadas à procura, também permite o ajuste de preços ao mercado.
As aplicações que permitem a partilha de veículos como bicicletas, trotinetes e carros elétricos facilita a deslocação dos viajantes e tem impacto no seu transporte.
A nível de sustentabilidade do turismo, uma preocupação crescente dos viajantes, a tecnologia permite medir a pegada de carbono e é já disponibilizada como informação em muitos estabelecimentos hoteleiros.
A internet, que integra o dia a dia, permite a partilha em tempo real das experiências turísticas de cada um, aumentando a credibilidade do destino turístico.
Os métodos de pagamento digitais facilitam as transações, tornando-as mais seguras.
Estes são alguns exemplos de como as tecnologias estão a ganhar uma importância crescente no turismo, tendo impacto em todo o sector, sobretudo a nível da eficiência e da personalização da viagem, este desenvolvimento tecnológico, que não vai abrandar, vai ter impacto no comportamento dos viajantes e na oferta dos produtos turísticos, sendo importante esta tomada de consciência para a adaptação ao mercado. ■