O que é a neuropatia periférica (polineurite)?

0
9132

Esta doença surge como sequela da SIDA, diabetes, e, terapias de tratamento do cancro ou alcoolismo; é também uma forma de doença hereditária, tóxica, metabólica, infeto-inflamatória ou ainda isquémica. A neuropatia periférica (polineurite) é uma doença insidiosa, isto é, surge pouco a pouco mas vem a causar muito sofrimento. É uma doença que afeta o sistema nervoso periférico o qual contém os nervos que ligam o sistema nervoso central (constituído pelo cérebro e medula espinal) aos músculos e órgãos internos, transmitindo as sensações a todo o corpo, tornando assim possível falar, tocar, andar, etc.
As principais manifestações clínicas da neuropatia periférica incluem dor, sensação de queimadura, dormência e formigueiro nos membros distais, bem como prurido ou extrema sensibilidade ao menor toque. Estes sintomas são frequentemente bilaterais; são exacerbados durante a noite, e afetam os membros inferiores (pernas e pés) mais que os membros superiores (braços e mãos).
Na medicina chinesa o que inclui a ACUPUNTURA, a polineurite tem como diagnóstico uma grave insuficiência de Yin, Sangue e Qi concomitante com estase do Sangue. Uma combinação adequada de acupuntura e fitoterapia chinesa (tratamento com plantas) obtém resultados eficazes e duradouros no tratamento desta doença.

Ana Marques
Acupuntora
ana.marques.4466@gmail.com