Sérgio Félix
gestor e formador
Desenvolvido entre 2020 e 2022, com um investimento aproximado de 1 milhão de euros, o Oeste Smart Region é um projeto desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) em parceria com a NOVA Information Management School (NOVA IMS) para criar a primeira região inteligente de Portugal.
Com uma plataforma analítica de dados integrada e uma aplicação para ajudar os municípios da região na definição de políticas públicas, gestão do território e infraestruturas, e também na dinamização de atividades económicas, esta plataforma é pioneira em Portugal e inovadora a nível mundial.
Apresentada publicamente em Novembro de 2022 no evento Smart City Expo World Congress, em Barcelona, contou pela sua importância, com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Desde aí, que a plataforma tem vindo a ter o reconhecimento a nível nacional e internacional contando com o último prémio ganho na cerimónia especial de SAG Award, que decorreu durante a Esri User Conference em San Diego, Califórnia, entre os dias 10 e 14 de Julho de 2023, distinguida entre mais de 100 000 projetos analisados..
Muito em breve o Projeto Oeste Smart Region começará a dar os seus frutos, destaco para já alguns:
· Ajudará na melhor definição de políticas públicas que beneficiem as empresas;
· Melhorar a gestão do território e infraestruturas;
· Dinamização das atividades económicas com informação sobre o consumo;
· Melhoria da mobilidade na região oeste e da experiência dos visitantes;
Este projeto conjugado com outras medidas, a serem implementadas em breve, como os bairros comerciais digitais e as aceleradoras digitais, permitirão aos empresários usufruírem de um conjunto de ferramentas, bastante úteis ao seu negócio.
As aceleradoras digitais permitirão aos empresários o acesso a vouchers para efetuarem investimentos na área digital (planos de transição digital) que conjugando com as obras a realizar nas cidades, que vejam aprovados os seus projetos de bairros digitais, resultarão numa evolução significativa, na digitalização dos negócios, na região oeste.
Estes 3 projetos permitirão às nossas empresas ganhar tempo!
Sugiro assim estarmos atentos e utilizarmos estas ferramentas, no segundo semestre de 2023! ■