O sistema linfático é formado por uma intricada rede de canais, os vasos linfáticos, que drenam o líquido que banha os espaços intercelulares. Esse fluido, denominado linfa, é assim transportado na direção do sistema circulatório, a fim de ser incorporado na corrente sanguínea. No seu trajeto passa por formações nodulares, os gânglios linfáticos, que albergam abundantes glóbulos brancos e atuam como filtro de gérmens e impurezas. Daí que o sistema linfático é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com os glóbulos brancos para proteção do organismo contra as batérias e os vírus invasores.
A linfa é um líquido transparente, esbranquiçado (algumas vezes amarelado ou rosado), alcalino e de sabor salgado, que circula pelos vasos linfáticos. Cerca de 2/3 de toda a linfa derivam do fígado e do intestino. Sua composição é semelhante à do sangue, mas não possui hemácias (glóbulos vermelhos), apesar de conter glóbulos brancos dos quais 99% são linfócitos.
Resumindo, pode-se dizer que o sistema linfático possui três funções interrelacionadas: (1) remoção dos fluidos em excesso dos tecidos corporais, (2) absorção dos ácidos graxos e transporte subsequente da gordura para o sistema circulatório e, (3) produção de células imunes (os conhecidos glóbulos brancos).
Em jeito de conclusão, vou falar de hidropisia a qual é uma doença relacionada com o sistema linfático. Na hidropisia existe uma anormal concentração de líquidos nas cavidades naturais do corpo ou no tecido celular. A hidropisia pode ter uma distribuição generalizada, ocorrendo em quase todas as partes do corpo, ou pode ser local, isto é, apresentar-se em uma parte apenas do corpo. À hidropisia geral dá-se o nome de anasarca. A hidropisia é mais comum no abdómen, no peito, no encéfalo, nos rins, nas pernas e em torno dos olhos. Pode ser reconhecida pela formação de pequenas depressões que persistem quando se faz pressão sobre a parte afetada.
Na História de Portugal, El Rei D. João II que viveu no século 15 terá sofrido desta afeção tendo falecido em 1490, aos 40 anos de idade, devido a esta doença ou complicações associadas a esta doença.
Ana Marques
Acupuntura
ana.marques.4466@gmail.com