Parabéns ao Paul de Tornada

0
683
- publicidade -

A Comissão Cívica de Protecção de Linhas de água e Ambiente, com sede em Caldas da Rainha vem por este meio dar os parabéns ao Paul de Tornada, pelo trabalho demonstrado  a partir do estatuto de Reserva Natural Local adquirido a partir de 2 de Julho de 2009.
Não deixa no entanto a Comissão de lamentar que apesar de ter estado presente no dia do aniversário do Paul supracitado, não tenha sido dada a possibilidade aos presentes de o fazerem.
Mais grave ainda, que num dia em que se festejava o aniversário,  lamentar que por parte do senhor Secretário de Estado Paulo Lemos ,tenham sido feitas referências, que para alem de não serem oportunas, não correspondiam á verdade.
Quando da sua intervenção escrita, depois de várias referências relativamente ao historial da reserva natural local do Paul de Tornada,  congratulou-se com o facto de que relativamente aos rios e linhas de água as mesmas desde 1998, para cá se encontravam muito menos poluídas e melhor tratadas.
A Comissão nesta altura não interveio, não só por respeito ao dia de aniversário do Paul de Tornada, mas também, na convicção de que seria dada no mínimo, a oportunidade aos presentes não só para darem os parabéns, mas também para querendo se pronunciarem.
Tal não aconteceu, mal acabou a sua intervenção, pelo senhor Presidente da Camara de Caldas Da Rainha foi de imediato, dado por finda a “reunião” e feito o convite aos presentes para visitar todas as envolvências do Paul de Tornada.
A altura certamente também não seria a mais oportuna, na certeza porem, a comissão com a ignorância demonstrada pelo senhor Secretário de Estado, não podia ficar indiferente e uma vez que não teve oportunidade de o fazer na altura, vem faze-lo desta forma através da comunicação social.
Fazer o convite ao senhor Secretário de Estado, para querendo na companhia da comissão visitar toda envolvência do Paul de Tornada rodeada de rios e linhas de água altamente poluídos, para alem das elevatórias que existem, para que pela calada da noite descarregarem todo o saneamento, para a Lagoa de Salir do Porto.
O senhor Secretário de Estado continua desfasado  da realidade dos problemas ambientais do Oeste,  quer relativamente à despoluição dos rios e linhas de água quer a  despoluição da Lagoa de Óbidos e da Lagoa de Salir de Porto, as mesmas continuam poluídas como se pode constatar nesta altura, contrariamente ao que, na sua intervenção tentou demonstrar, que atualmente estava tudo muito diferente, para melhor.
Inclusive  existe a construção de umas urbanizações recentes, em que são utilizadas indevidamente as tubagens destinadas ás águas pluviais, para efeitos de saneamento.
Alias, não é por acaso que  foi disponibilizado uma verba da U.E. em 2009, para despoluição de todos os rios, linhas de água, lagoas e proteção de toda a orla costeira do País, caso fosse elaborado um projecto de levantamento até 2010, onde estavam incluídos as linhas de água, rios da Zona Oeste a Lagoa de Óbidos e até a presente data nada se sabe relativamente ao atual estado nesta matéria.
A Comissão está sempre aberta para qualquer esclarecimento e contributo desde que seja em prol do bem para o ambiente e aguarda atualmente uma reunião com o Ministério do Ambiente.

Vítor Dinis
António Peralta

- publicidade -