Ponta do Trovão

0
325

Sabia que este é um lugar geológico único no mundo e que aqui havia uma ermida?
O tempo geológico está dividido em Eras, Períodos e Andares, com base em acontecimentos importante registados em todo o planeta. Um desses acontecimentos, que define o final do Andar Pliensbaquiano e o início do Andar Toarciano, há exatamente 182.7 milhões de anos, está registado na Ponta do Trovão.
Especialistas de todo o mundo consideraram que é neste local que se encontra o melhor registo desse limite temporal. Em 2014 a União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS) ratificou a colocação de um “Prego Dourado” neste lugar, assinalado nas tabelas geológicas do mundo inteiro.
Neste local, é possível observar as ruínas da Ermida de Nossa Senhora do Abalo, uma pequena capela do séc. XVI. Embora não haja registos escritos, crê-se que esta ermida tenha sido construída com o intuito de proteger uma rica escultura flamenga de madeira que teria dado à costa na sequência de um naufrágio. Esse retábulo representa o Cristo crucificado e sua Mãe, cujo rosto espelha o enorme abalo que sofreu. Pela sua posição próxima do mar, a ermida entrou em ruína no séc. XVIII, sendo abandonada na sequência da abolição das Ordens Religiosas em 1834. Muito próximo deste lugar, o Convento do Bom Jesus acolheu esse retábulo único no país e que hoje se encontra exposto na Galeria de Arte Sacra da Santa Casa da Misericórdia de Peniche.
No aspiring Geoparque Oeste existem diversas rotas que poderão ser feitas de carro por todos aqueles que visitam o nosso território.
Para este mês, fazemos a sugestão da Rota – Artes e Ofícios do aspiring Geoparque Oeste – Este é um território de gentes e tradições, onde as práticas milenares moldaram a forma como hoje vivemos e usufruímos dos lugares, aldeias, vales e serras. A viagem que propomos permite conhecer lugares únicos, onde a paisagem se cruza com a tradição dos lugares, e onde as pessoas estão no centro da interpretação do território.
Esta Rota tem a duração de dois dias. No primeiro dia poderá visitar locais como: o Centro de Interpretação da Azenha de Santa Cruz, o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, o Espaço Museológico Olhar o Mar e o Museu da Lourinhã.
No segundo dia deixamos a sugestão para visitar o Museu da Renda de Bilros, o Museu da Cerâmica, o Museu José Malhoa e o Atelier – Museu António Duarte.
Poderá consultar estas e outras rotas em: www.geoparqueoeste.com, no separador Planear e Descobrir. ■