Recuperar a confiança no Montepio!

0
150
| D.R.

João José de Sá Nogueira
Candidato a Presidente da Mesa da Assembleia Geral pela Lista B “Por Um Novo Montepio”

Desde cedo me apercebi da importância do Montepio Rainha D. Leonor nas Caldas da Rainha e na sua região, pois os meus Pais, sócios da instituição, não só a ela recorriam quando necessário, como até me levavam a visitar as suas instalações. Recordo um dia – teria eu uns 3 anos – o meu Pai me levar a espreitar, no amplo salão de entrada, uma sessão de ginástica ministrada pelo Papá Urso, um dos muitos refugiados acolhidos na nossa Cidade…
A pouco e pouco fui verificando como uma unidade pioneira se transformava numa referência na área da saúde. Vários familiares aí foram assistidos, podendo testemunhar a qualidade dos serviços prestados.
Vi, com muito agrado, a expansão das suas atividades, com o arranque do Lar e, mais tarde, do Condomínio Residencial. Talvez por subalternização devida a esta nova realidade de gestão, iniciou-se uma deterioração na prestação de serviços na área da saúde.
A aquisição do edifício da EDP fez renascer a esperança de que o Montepio poderia, a curto prazo, voltar a ser a primeira opção de escolha para quem procura uma boa alternativa de saúde privada na nossa região. Mas o tempo passa, não se vê o início da adaptação deste edifício e a atual Casa de Saúde não consegue responder às necessidades dos associados do Montepio, para além de, ano após ano, somar prejuízos na sua exploração. A falta de apoio aos associados na atual situação epidemiológica é, infelizmente, um exemplo.
Por estas razões, quando me convidaram para integrar uma lista concorrente às próximas eleições, resolvi aceitar este difícil desafio, atendendo, por um lado, à qualidade, experiência e conhecimentos das pessoas que constituem a lista, por outro, à estratégia que pretendem implementar para ultrapassar a difícil situação atual e, finalmente, por considerar um dever cívico poder ainda contribuir para um projeto tão importante para os associados do Montepio e demais habitantes do concelho das Caldas da Rainha e da região.
Uma candidatura tendo como objetivos a sustentabilidade financeira da instituição, a reformulação e melhoria dos serviços na atual Casa de Saúde, não descurando as restantes áreas de atividade, e a transformação do edifício EDP na nova Casa de Saúde/ Hospital.
Uma valência primordial para a melhoria da atividade assistencial e, cuja implementação considerará as características da região e terá como finalidade a constituição de uma unidade de saúde com equipamento de elevada qualidade e diferenciado corpo clínico, apostando no denominado turismo de saúde e com o funcionamento assente no estabelecimento de vários protocolos e parcerias, que salvaguardem os interesses dos associados e da região e mantenham o controlo de gestão pela instituição.
Uma candidatura que pretende a recuperação da confiança dos associados e da população em geral no Montepio Rainha D. Leonor.
Pela minha parte, como Presidente da Mesa da Assembleia Geral, defenderei, de forma rigorosa, intransigente e transparente, os estatutos, como impõe a honra e responsabilidade de representar todos os associados de uma instituição com 160 anos. ■