Turismo e Confiança

0
1244
- publicidade -

O Turismo também é Confiança, e não pode haver Confiança se não existirem regras, normas e ética. Esta também é uma das vertentes que um aluno encontra quando ingressa na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. Falar de Lei e Ética é falar de qualificar os nossos alunos não só em termos de conhecimento, mas também e não menos importante em termos de comportamento, com o objetivo de contribuirmos para o seu desenvolvimento formativo, profissional e pessoal.
A legislação no sector do turismo assume um papel regulador das operações turísticas, regulando desde as relações de trabalho às relações entre operador turístico e cliente, entre outras. Mas não fica só por aqui, existe também um Código Mundial de Ética do Turismo que nos dá a base do papel do Turismo no Mundo e nas relações interpessoais.
Atualmente, existem as mais variadas ofertas turísticas, com mais qualidade do que nunca, com os recursos humanos mais qualificados de sempre, e nós enquanto escola, orgulhamo-nos de poder contribuir para essa qualificação pessoal e profissional. Tudo isto contribui sem qualquer tipo de dúvida para o crescimento do sector do Turismo, mas sem nunca esquecer o fator confiança.
E porque é que falamos de confiança? Porque podemos ter o melhor destino turístico do mundo, com mais qualidade do que qualquer outro, mas se não for confiável não irá ter quem o visite, não irá ter turistas. A confiança num destino turístico advém de vários fatores, e acreditamos que um deles está em todos aqueles que atuam no sector, nos seus recursos humanos. Assim, para além de incutir e desenvolver as mais variadas ferramentas formativas e profissionais nos nossos alunos, temos também tentado incutir valores morais e éticos de boas práticas no turismo. Não temos dúvidas que as pessoas são importantes, e que todos aqueles trabalham no sector do turismo, e que fazem de Portugal um destino turístico de excelência, são os primeiros a incutir confiança a quem nos visita, e serão estes a partilhar essa confiança por quem ainda não nos conhece.
O momento pandémico que vivemos é exemplo disso. O Turismo é um dos sectores mais afetados por esta pandemia, muitos dizem que o ano de 2020 está feito, e que 2021 será o ano de recuperação. Mas isso só acontecerá se nos mantivermos todos ativos, com a diversidade de oferta turística que temos, com a qualidade que nos é característica, e acima de tudo com a qualidade de recursos humanos que temos hoje. A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste continuará a dar o seu contributo nesse aspeto, adaptando-se de forma a que continuemos a formar novos alunos, e contribuir com novos profissionais de excelência, desenvolvendo o seu sentido crítico, inovador e empreendedor. Por isso acreditamos que, por maior que seja a adversidade do momento, o sector do Turismo irá ultrapassar este momento da melhor maneira, reinventando-se, mas acima de tudo devolvendo a confiança a quem nos visita, para que se sintam seguros e com vontade de nos visitarem novamente e experienciarem um destino único como é o nosso País.
Para tal, novas regras estão a ser implementadas para que as empresas que cumprem uma série de requisitos de higiene possam apresentar e distinguir-se com o selo “Clean & Safe”, criado pelo Turismo de Portugal. Estas regras vão variar de acordo com o tipo de empresa: estabelecimentos de alojamento turístico, empresas de animação turística ou agências de viagem. Estas regras e este selo criado pelo Turismo de Portugal têm como objetivo devolver ao sector do Turismo nada mais nada menos do que aquilo que estamos a falar: Confiança!
Porque o nosso País não mudou, um dos países mais seguros do Mundo, a nossa gastronomia, as nossas praias, as nossas serras, as nossas paisagens continuam iguais, com a qualidade, excelência e singularidade de sempre. Mas acima de tudo porque as pessoas e a nossa hospitalidade, com uma forma única de receber, continuam cá. A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste também continua cá com a mesma missão e confiança de sempre, de portas abertas para vos receber, de forma “Clean & Safe”. Gazeta das Caldas

- publicidade -