Série 60 anos, 60 boas razões para a União Europeia Razão #10: Os jovens têm um papel fundamental na construção europeia

0
657
gazeta da europa

Os jovens têm um papel fundamental na construção europeia. Uma Europa sem fronteiras, regida pelos valores-base europeus da paz, liberdade e solidariedade passa, em larga medida, pelo fortalecimento da cooperação entre os jovens europeus, bem como pelo reforço das políticas e iniciativas na área da juventude.

A Comissão Europeia (CE) estabeleceu como uma das suas dez prioridades o apoio na luta contra o desemprego jovem. E foi a pensar nos jovens que criou o Corpo Europeu de Solidariedade, um programa que oferece aos jovens entre os 18 e os 30 anos a oportunidade de participarem em atividades de solidariedade em toda a União Europeia. Sendo cidadãos ou residentes na União Europeia, inscrevem-se para trabalhar, estagiar ou fazer voluntariado em áreas que vão do ambiente à distribuição de alimentos por um período de dois meses a um ano. A ideia é dar resposta a situações difíceis em toda a Europa, promovendo e reforçando o valor da solidariedade.
Portugal é o terceiro país na União Europeia com mais candidatos ao Corpo Europeu de Solidariedade. Agora, meio ano depois de a CE ter lançado este programa e na sequência do seu enorme sucesso e da resposta à oferta de estágios de voluntariado, desde que começou em março de 2017, estão também a aparecer milhares de postos de trabalho e de estágios.
Com o arranque desta vertente profissional, o Corpo Europeu de Solidariedade visa criar mais e melhores oportunidades e vem oferecer todo o seu potencial aos nossos jovens, constituindo uma experiência especialmente valiosa para os que se encontram na fase de início de carreira.
Neste sentido, a Comissão dá o seu apoio a dois projetos, conduzidos pelos serviços públicos de emprego de Itália e França, que proporcionam empregos ou estágios em domínios relacionados com a solidariedade nos países da UE a, pelo menos, 6000 jovens. Deste modo, poderão desenvolver as suas competências e aumentar as suas futuras perspetivas no mercado de trabalho.
A Europa precisa que os jovens trabalhem em conjunto para criar uma União de paz e solidariedade. Acredito que o futuro da Europa passa, assim, pelo aumento do investimento na educação e por uma maior preparação dos nossos cidadãos mais novos para o ingresso no mercado de trabalho. São os jovens que vão fazer a diferença, não só no futuro, mas já hoje.

Sofia Colares Alves
Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal