Sobre os apoios prestados

0
91

O Núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes é um dos diversos Núcleos existentes em Portugal e no estrangeiro. Estes articulam-se com a Direção Central da Liga dos Combatentes, de forma sistemática e organizada, de modo a apoiar os combatentes e agilizar os processos necessários para suprir necessidades de apoio logístico; administrativo; de saúde; e de apoio psicossocial.
À semelhança dos restantes, o Núcleo das Caldas pretende dar resposta, às diferentes necessidades dos sócios e dos seus familiares, mantendo estreita colaboração com entidades locais e nacionais, para um apoio eficaz e célere. Entre outros, o Núcleo presta apoio em informações aos sócios (combatentes e não combatentes) sobre os seus direitos; no tratamento de processos administrativos; legal; e nas necessidades psicossociais emergentes.
Existe ainda a articulação com diferentes valências de respostas aos combatentes e familiares, no apoio médico, psicológico e social, que se encontram na Direção Central da Liga dos Combatentes, e nos diferentes Centros de Apoio Médico, Psicológico e Social; que estão localizados em diferentes Distritos de Portugal. Estes são constituídos por equipas técnicas multidisciplinares, com respostas médicas e psicossociais. No Núcleo das Caldas, os sócios combatentes e familiares, podem sinalizar as suas necessidades, sendo encaminhados para triagem e posterior apoio individualizado.
Desde o início do flagelo da covid-19, muitos foram os desafios de adaptação às novas condições, impostas de acordo com as necessidades de prevenção de possíveis consequências desta pandemia. Nesse contexto, o Núcleo tem vindo a empenhar-se no apoio aos sócios combatentes e familiares, de forma diferenciada, através da auscultação das suas necessidades, utilizando sempre que possível tecnologias de informação e comunicação à distância, sinalizando casos de necessidade de apoio social, médico e psicológico e apoiando famílias enlutadas durante a pandemia, revelando a importância do apoio de proximidade.
Cientes que nos próximos anos novos desafios surgirão, a Liga dos Combatentes e o Núcleo de Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes continuarão a efetuar o apoio personalizado aos sócios e familiares, mesmo com a utilização novas formas de contacto. Se conhecer alguém que necessita do nosso apoio, contacte-nos, que faremos o tudo o que for possível para minimizar o problema! ■

A Direção do Núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes