A OesteCIM em parceria com a ERP Portugal – Associação Gestora de Resíduos e a empresa Novo Verde, entregou no dia 9 de Janeiro Kits de educação ambiental a uma turma de cada um dos 12 municípios da Região Oeste. Este projecto entregará o total aproximado de 4000 Kits a alunos do 4º ano de escolaridade da Região Oeste e faz parte do conjunto de iniciativas realizadas e previstas no âmbito de um protocolo celebrado em 2018 e em vigor até 2021. Os Kits eram compostos por um lápis de carvão, um depositrão para pilhas, uma caderneta de cromos promocionais do Oeste e da reciclagem, e um cantil para estimular a redução do consumo de garrafas de plástico e sua respectiva reutilização.
Iniciativas desta natureza, são um belíssimo exemplo do que pode e deve ser feito por uma entidade “intermunicipal”, no sentido de divulgar junto dos jovens da região, as boas práticas ambientais que vão condicionar para melhor o seu próprio futuro.
Eu sei que “o óptimo é inimigo do bom”, mas já que acreditamos todos no importante papel que as nossas crianças e jovens podem ter em casa com o seu exemplo na “educação” dos pais, porque não aproveitar “a boleia” e incluir nos Kits algo que incentive à poupança de água – penso que ainda vamos a tempo. Para tal, quanto mais simples melhor. À semelhança dos “cromos promocionais do Oeste”, sugiro que se distribuam autocolantes resistentes à água do tipo que reproduzo abaixo, para eles colarem na escola e em casa junto dos lavatórios, dos duches e das torneiras de uso corrente.
Em relação à poupança de água, não esqueçamos que para além de um acto cívico, o país continua em seca com tendência para se agravar! Só um “Donald Trump à portuguesa” poderá negar esta evidência.
Carlos Mendonça