Para explicar as aplicações clinicas e benefícios terapêuticos do TDP é conveniente perceber a importância das radiações eletromagnéticas. O mundo em que vivemos está repleto de radiações eletromagnéticas sendo a radiação solar uma delas. O sol e a sua energia é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento dos seres vivos. De referir ainda que são variados os tipos de radiações eletromagnéticas a que o ser humano está submetido no seu dia-a-dia, mas uns são benéficos à saúde e outros prejudiciais. Para além disso, sabe-se que o corpo humano contém mais de 60 elementos minerais, que emitem numa banda de frequência entre 4-cinco mícron. Sempre que estes elementos minerais perdem o equilíbrio, a pessoa fica doente ou tem maior predisposição para o aparecimento de doenças. No caso de ser possível criar estas frequências específicas, para as quais o corpo humano tem maior afinidade, conseguindo absorvê-las facilmente, induz-se uma influência biológica no corpo humano no sentido do fortalecimento.
Foi nesta perspetiva que em 1985, um grupo de cientistas do Instituto de Estudo do Silicato em Chong Qing – China, dirigido pelo Dr. Gou Wen Bin, inventou o TDP.
TDP ou a Lâmpada TDP é um aparelho utilizado como técnica complementar em tratamentos de acupuntura. Este aparelho é constituído por três partes: o suporte, o aquecedor e o disco terapêutico sendo o último a parte mais importante. O disco é de aço, banhado por uma camada especial de 33 elementos minerais fundamentais para o organismo humano (ferro, manganés, cálcio, cobalto, níquel, enxofre, selénio, zinco, etc.). Quando o disco terapêutico é aquecido até uma determinada temperatura, emite radiação eletromagnética numa frequência de um a 25 mícron a qual permite ao corpo humano a máxima absorção de energia. Em simultâneo, induz ressonância magnética entre os elementos minerais do organismo humano e os elementos minerais que compõem o disco. Desta forma, consegue aumentar a atividade enzimática, equilibra a proporção entre os elementos do corpo, para obter o melhor efeito biológico no organismo humano. Salientam-se os seguintes efeitos terapêuticos: Alívio da dor pela promoção da produção de endorfina no organismo, Recuperação de vasos de pequeno calibre e melhoramento da microcirculação, Fortalecimento do sistema imunitário e aumento da resistência às doenças.
Ana Marques
Acupuntora