Como é viajar diariamente das Caldas para Lisboa na Rápida Verde…?

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Para quem não sabe a empresa Rodoviária do Oeste ‘oferece’ aos seus clientes, entre outros serviços,  o serviço Rápida Verde, que permite a obtenção de um passe para a deslocação diária entre Caldas – LIsboa – Caldas, efectuando paragens em Óbidos e Bombarral. Actualmente, pelo mesmo valor, este mesmo titulo de transporte pode englobar a deslocação até à Nazaré. Os horários, ainda que tenham sofrido algumas alterações, satisfazem as necessidades da maioria dos clientes. E quer na ida, quer no regresso, nas horas de maior afluência, há intervalos de apenas 15 minutos entre os autocarros. Perfeito dirá quem me lê. Estarei eu apenas a publicitar os seus serviços?
Quem optar por se deslocar para Lisboa de autocarro e escolher a Rápida Verde em vez do Expresso, pode ter a sorte de usufruir de uma viagem tranquila num autocarro confortável.
Ou não!

É que, ultimamente, e com uma frequência maior, muitos dos autocarros que efectuam estas viagens, não oferecem boas condições e já deveriam estar imobilizados (provavelmente já  nem uma pequena viagem entre Caldas e a Foz do Arelho deveriam realizar). A frota da empresa está claramente a precisar de ser renovada.
Falo da segurança e higiene destes muito velhos autocarros. Falo de bancos partidos, estofos degradados, cortinas deficientes, cintos de segurança que não funcionam, barulho ensurdecedor das transmissões e afins… portas que rangem…
No fim de um dia de trabalho em Lisboa, esperamos ao regressar às Caldas encontrar no autocarro algum tempo para relaxar e descansar, mas por vezes nem com auscultadores se consegue ficar alheio ao barulho do veículo que nos transporta.
E o serviço gratuito de wifi? Publicidade enganosa. Queixei-me na bilheteira e a resposta que obtive por uma das simpáticas funcionárias foi que compete aos motoristas dos autocarros comunicarem aos técnicos da empresa fornecedora dos serviços, sempre que este serviço não esteja a funcionar.
E eu questiono: como poderão os motoristas fazê-lo se mudam quase diariamente de viatura? E a esse propósito, que política é a desta empresa que entende por bem que os motoristas devam mudar de viatura constantemente? Como podem estes profissionais  (e existem muitos dignos de louvor) ter brio com o seu carro, cuidar de o manter limpo e funcional se no dia seguinte lhes é entregue outro? Não é novidade que, como em todas as profissões, há os que dignificam a sua  profissão fazendo um bom trabalho mesmo com más condições e eventualmente baixos salários, e outros há que nem tanto. Se um terá o trabalho de entregar a viatura limpa, outro não terá.
Como se sentirá o que entregou limpo e no dia seguinte se vê forçado a recolher passageiros numa viatura pouco cuidada?
Que condições são estas de higiene que a empresa oferece aos seus clientes? E que condições dará esta empresa aos seus funcionários para que possam assegurar essa mesma higiene?
Avarias? Há muitas. Já todos os clientes habituais das Rápidas, uma ou outra vez se viram forçados a mudar de autocarro a meio ou logo no início do trajecto. Esta semana, por exemplo, em dois dias consecutivos, porque as viaturas não tinham o ar condicionado a funcionar, os passageiros tiveram de ser evacuados porque o ar lá dentro era irrespirável!

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Dora Jesus

NR – Gazeta das Caldas deu conhecimento desta carta à Rodoviária do Oeste que nos mandou a seguinte resposta:

Queremos em primeiro lugar agradecer à nossa cliente que teve o cuidado de, reclamando, nos relatar uma situação que pretende ver melhorada e, também à
Gazeta das Caldas que, como sempre nos habituou, nos ter permitido responder a todas as reclamações recebidas.
Como é reconhecido por esta nossa cliente, a Rodoviária do Oeste tem vindo a efectuar largos esforços para oferecer um serviço cada vez mais adequado às
sempre crescentes e justificadas expetativas dos clientes que, na Zona Oeste, se pretendem deslocar para Lisboa.
A empresa sempre considerou que os clientes deste serviço merecem um transporte nas melhores condições
possíveis de rapidez, segurança, conforto e, numa palavra, com qualidade.
Tudo fazemos, todos os dias, para que assim aconteça o que não significa que, pontualmente, também não falhemos.
Reclamações como esta, são oportunidades de melhoria que agradecemos e saberemos utilizar.
Para os aspetos menos favoráveis aqui identificados que, reconhecemos, não proporcionaram as viagens de acordo com as expetativas, garantimos o compromisso de continuarmos a melhorar o nosso desempenho de modo a satisfazer as necessidades dos nossos clientes onde se incluem, obviamente, os das carreiras Rápidas.

A Gerência da RDO Rodoviária do Oeste, Lda.

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