Voluntariado em saúde

0
41

Colador de Tacos

Joaquim Urbano
Médico

A Liga dos Amigos do Centro Hospitalar
Caldas da Rainha.
“A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre a alegria de um sorriso e … também o vosso coração.” Madre Teresa de Calcutá.
O voluntariado é uma realidade no setor da saúde. Os grandes avanços registados, nas últimas décadas, na área da saúde tornaram os hospitais em centros de elevada tecnologia permitindo o acesso dos doentes a tratamentos, exames complementares de diagnóstico e técnicas cada vez mais sofisticados com grande segurança e conforto. Contudo, se por um lado são instituições onde se procura cura ou alívio para as doenças que nos afligem, por outro são locais que associamos a sofrimento, físico ou psicológico, invasão da privacidade, perda de identidade ou da dignidade. É neste contexto que os voluntários exercem, em complementaridade, a sua atividade na prestação de cuidados informais definidos de forma clara e precisa, aos doentes internados e em ambulatório (consultas externas, hospitais de dia, exames complementares de diagnóstico, etc.) e aos seus familiares ou acompanhantes. O voluntário hospitalar preocupa-se com a sua segurança, a dos doentes e a dos profissionais de saúde e respeita escrupulosamente todas as suas determinações. Com humildade, tem para oferecer a sua disponibilidade, um sorriso, uma mão amiga, um carinho…
Em Caldas da Rainha falar de voluntariado no Hospital é falar da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, constituída sob a forma de associação, em novembro de 1993, por escritura subscrita por 11 ilustres representantes da sociedade caldense: Pedro Pessoa de Carvalho, Padre Nobre, Mário Freitas, Adelino Mamede, José Aleixo, Gilberto Santos, Ângelo Ferreira, Jorge Sobral, Hermínio Maçãs, António Próspero Parissi e António Santos Rego.
Indissociável de todo este processo, desde o primeiro momento, por todo o apoio, empenho e incentivo dispensado impõe-se referir o então Diretor do CHCR Exmº Dr. Mário Gonçalves e a Drª Emiliana, responsável do Serviço Social.
A Liga, de acordo com os seus estatutos, tem como principais objetivos promover a colaboração da comunidade, das suas instituições e entidades, no bem estar do doente e na sua promoção cultural; promover a melhoria das condições de acolhimento, internamento e tratamento dos doentes e facilitar a continuação das suas relações familiares e sociais; colaborar com os Órgãos de Gestão do CHCR com vista à dignificação da pessoa doente; e, ainda colaborar na dignificação da atividade dos profissionais do CH apoiando as suas iniciativas de caráter cultural, social e profissional que promovam e que possam contribuir para o bem estar do doente.
Durante cerca de 2 anos decorreu o recrutamento e formação do grupo de voluntariado que iniciou a sua atividade em 1995.
Em 2003, à Liga dos Amigos do CHCR, foi concedida a declaração de utilidade pública. Em 2014, foi agraciada, pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha, com a Medalha de Mérito Humanitário.
Das principais atividades realizadas refiro apenas o apoio alimentar aos doentes do ambulatório (também a familiares/acompanhantes) e aos internados, o aconselhamento e acompanhamento na marcação de exames, a entrega de lembranças em datas significativas a doentes internados (Dia Mundial da Criança, Natal e Aniversário), enxovais para recém-nascidos, distribuição de revistas e jornais, ofertas de equipamento médico e outro material. O Espaço Rainha, um projeto solidário a funcionar no Hospital Termal, apoia muitas dezenas de famílias disponibilizando vestuário e calçado para todas as idades e outros utensílios domésticos, oferecidos pela comunidade caldense.
Ao longo de 27 anos a Liga dos Amigos com a colaboração de muitas dezenas de voluntárias, voluntários e dirigentes e o apoio dos associados e outras entidades tem procurado contribuir para uma maior humanização do Hospital, para a dignificação da pessoa doente e dos profissionais, para a construção de um mundo melhor, mais fraterno e mais solidário.
Abrace a nossa causa!