Alcobaça: António Rato estuda candidatura a líder da Concelhia do PS

0
1181

António Rato está a estudar a candidatura à liderança da Comissão Política Concelhia de Alcobaça do PS, nas eleições que deverão ter lugar em setembro ou outubro. O histórico socialista manifesta à Gazeta a vontade de “tentar reorganizar” o partido a nível local, candidatando-se para tirar espaço a “quem se tem servido do partido apenas como trampolim”.
Apoiante de Rui Alexandre nas últimas eleições internas, o militante apoiou Carlos Guerra nas autárquicas, “por ser o candidato, democraticamente escolhido, pelo partido”, mas o antigo presidente da Junta de Coz discorda do rumo do PS no concelho e considera que “os atores da instabilidade são sempre os mesmos”.
Para António Rato, o PS em Alcobaça “sofre de um mal: serem sempre os mesmos a tomar as decisões e a levar o partido a um rumo de derrota, desordem e indisposições”. “Entendo que, neste momento, posso protagonizar a solução para ajudar a estruturar o partido e recuperar a Câmara de Alcobaça”, sublinha António Rato, que liderou a Junta de Coz durante três mandatos após o 25 de Abril, já depois de ter sido presidente da Comissão Administrativa. Em 2005, voltou a candidatar-se, mas perdeu para o independente Álvaro Santo.
O processo eleitoral autárquico de outubro de 2021 em Alcobaça deixou marcas no partido, com o culminar na expulsão de alguns militantes e na saída de outros, para integrarem listas concorrentes. Mas António Rato quer “corrigir” a forma como “o partido tem gerido este processo” e “pacificar” a estrutura local socialista. ■