O deputado na Assembleia da República, António Sales, é o novo presidente da Federação Distrital de Leiria do PS, depois de ter vencido Odete João, por 151 votos, nas eleições de 4 de Março. O vencedor obteve 665 votos (contra 514 de Odete João) e sucede a José Miguel Medeiros na federação distrital do partido.
Amanhã, 19 de Março, realiza-se o congresso distrital em Alcobaça, com ambas as listas a apresentar moções estratégicas com temas estruturantes para o distrito.
Médico de formação, António Sales é natural das Caldas da Rainha, viveu no Bombarral e reside agora em Leiria. Em comunicado, realça a elevada participação dos militantes, acima dos 80%, o que mostra que “os partidos não estão moribundos e que a esmagadora maioria dos militantes do PS quiseram mostrar que o destino dos partidos não pertence a um ou a dois, mas sim à vontade do povo”.
António Sales pretende começar uma nova etapa na Federação de Leiria e “arregaçar as mangas” para colocar o PS como a “grande referência autárquica nos concelhos que fazem o nosso distrito”.
Do total de 1197 votantes no distrito, as secções de Leiria e Nazaré foram as mais participadas, com 264 e 195 votos, respectivamente, enquanto que o menor número de votantes se registou em Óbidos e Famalicão, com oito votos em cada um os concelhos.
Nas Caldas da Rainha votaram 66 militantes, dos quais 37 votaram em António Sales e 28 em Odete João. De acordo com a presidente da concelhia caldense, Sara Velez, apesar de algumas excepções, manteve-se a tendência dos votos das últimas eleições em que os apoiantes de António José Seguro votaram em António Sales e os de António Costa em Odete João.
Também no dia 4 foram eleitos os delegados ao congresso distrital que se realiza no próximo dia 19 de Março em Alcobaça. Nessa altura será votada, pelos delegados, a moção global de estratégia e eleitos os restantes órgãos da federação (comissão política distrital, comissão federativa de jurisdição e comissão federativa económica e financeira).
Pela lista de António Sales foram eleitos na concelhia caldense, Delfim Azevedo, Luís Patacho, Margarida Freitas, José Lacerda da Fonseca, Manuel Nunes, Maria Antónia Nogueira, Vasco Baptista e Maria de Jesus Fernandes. Já pela lista apresentada por Odete João foram eleitos Nicolau Borges, Emanuel Marim, Catarina Paramos, Pedro Seixas, Luís Filipe e Luísa Barbosa.
São ainda delegados ao congresso os inerentes Jorge Sobral (enquanto primeiro vereador do PS na Câmara) e Sara Velez (enquanto presidente da concelhia).
À Gazeta das Caldas Sara Velez disse que espera que o congresso seja um “momento de afirmação” do projecto político que o PS tem para o distrito de Leiria, com destaque para as questões relacionadas com o Oeste e as Caldas da Rainha. “Questões como a electrificação da Linha do Oeste em toda a sua extensão, bem como a continuação dos trabalhos de desassoreamento da Lagoa de Óbidos e a melhoria da prestação dos cuidados de saúde no âmbito do SNS, são temas que certamente serão discutidos, quer no âmbito das moções globais de estratégia, quer no âmbito das moções sectoriais”, disse.