Assunção Cristas abre congresso de suinicultura nas Caldas da Rainha

0
1134
Gazeta das Caldas
- publicidade -

600Assunção Cristas, ministra da Agricultura e do Mar, vai estar nas Caldas da Rainha para a sessão de abertura do Congresso Nacional de Suinicultura, que decorre a 23 e 24 de Junho no CCC. O congresso vai contar ainda com os secretários de Estado da Alimentação e da Agricultura, Nuno Vieira e Brito e José Diogo Albuquerque.

A iniciativa é da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) e é subordinada ao tema “2020: o caminho para a autossuficiência”.

Vítor Menino, presidente da FPAS, disse à Gazeta das Caldas que o objectivo do congresso é “potenciar a actividade suinícola e juntar todo o movimento associativo para demonstrar as potencialidades de um sector que o país precisa”. O congresso pode ainda demonstrar que o sector tem capacidade para, “no curto prazo”, satisfazer as necessidades do mercado interno, acrescentou.

- publicidade -

A presença dos três elementos do Governo é o “sinal de algum comprometimento político em relação às medidas que a FPAS tem exigido para que o sector se possa relançar”, observa Vítor Menino. O sector necessita da “desburocratização da legislação, para que esta pelo menos não bloqueie o que os empresários querem desenvolver”, sustenta.

Parte da discussão será relativa aos apoios ao investimento através dos quadros comunitários.

Caldas da Rainha foi escolhida para acolher o evento pela centralidade, mas também por ser “um polo importante de produção e com empresários bastante activos”, explicou Vítor Menino.

São esperados entre 400 e 500 congressistas. As inscrições estão abertas até ao momento do congresso, a 23 de Junho.

 

 

- publicidade -