Vítor Marques (Caldas da Rainha), Jorge Amador (Peniche) e Pedro Pimpão (Pombal) foram autarcas do distrito de Leiria eleitos para os órgãos nacionais da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias) durante o congresso que se realizou em Viseu nos dias 26 e 28 de Janeiro.
Pela primeira vez na história da ANAFRE, um autarca do distrito de Leiria assumiu uma posição de destaque, neste caso Pedro Pimpão (presidente da Junta de Freguesia de Pombal), que encabeçou a única lista ao conselho geral, obtendo 91,21% da votação. Também do distrito de Leiria, integram o conselho geral, o socialista Sérgio Duarte (presidente da União de Freguesias do Bombarral e Vale do Covo) e o social-democrata David Rodrigues (presidente da Junta de Freguesia de Santiago da Guarda).
O conselho geral é o órgão deliberativo da ANAFRE entre congressos, composto por 60 titulares eleitos, representativos das mais de 3.000 freguesias que compõem o país e as respectivas regiões autónomas. Reúne duas vezes por ano para debater diversos assuntos de relevo para a instituição e para as freguesias portuguesas.
Já no conselho directivo da ANAFRE – cujo presidente é o reeleito Pedro Cegonho, da Junta de Freguesia de Campo de Ourique – mantém-se o caldense Vítor Marques (do PSD, presidente da União de Freguesias Nª Sra. Do Pópulo, Coto e S. Gregório) e entra para o lugar de vice-presidente Jorge Mendes, autarca do PCP da Junta de Freguesia da Serra D’el Rei, em Peniche.
“O distrito de Leiria vê assim reconhecido, a nível nacional, o trabalho de excelência desenvolvido pelos autarcas de freguesia em prol do desenvolvimento da nossa região e de cada uma das respectivas comunidades”, refere nota de imprensa enviada pela delegação distrital de Leiria da ANAFRE.