Peniche vai poder contar com um Centro Cívico Intergeracional, a ser construído no edifício da antiga central eléctrica. O lançamento do concurso público para a empreitada de reabilitação do imóvel foi aprovado na sessão de Câmara de 4 de Setembro, com um valor de 2,3 milhões de euros (sem IVA).
O projecto, que vai contribuir para a requalificação urbana daquela zona da cidade, é financiado em 85% por fundos comunitários direccionados para a requalificação urbana. Ficará situado próximo dos principais estabelecimentos de ensino da cidade e permitirá o acesso a informação e conhecimento em diversas áreas. Irá dispor de salas de leitura, espaço Internet, galeria de exposições, atelier de dança e um auditório fechado com capacidade para 190 pessoas.
De acordo com nota de imprensa da autarquia, com esta intervenção pretende-se a criação de um centro comunitário “aberto, presente e catalisador da vida urbana da cidade de Peniche, adaptado e flexível às novas realidades e tecnologias que surgem”.
Para além deste projeto que agora é lançado a concurso, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Peniche (que prevê comparticipações de 4,5 milhões de euros) integra ainda a reabilitação de 12 fogos do Bairro do Calvário que se encontra em execução, a realização de arranjos nas zonas envolventes dos Bairros Fernão de Magalhães, Vale Verde, Coosofi e Calvário, para além da segunda fase da recuperação do Fosso das Muralhas.