Coligação PSD/CDS à frente do PS

0
598
- publicidade -

CapturarA coligação PSD/CDS perdeu a maioria absoluta, mas venceu as eleições legislativas de 2015, tendo eleito (antes de serem conhecidos os resultados da emigração), 104 deputados. O PS elegeu 85, o BE 19, a CDU 17 e o PAN 1.
O fenómeno mais saliente foi a alta taxa de abstenção, uma das maiores em eleições legislativas desde 1976, tendo no concelho das Caldas chegado aos 40,8%, menos que a média nacional que foi de 43%. Nas freguesias de Santo Onofre, Serra do Bouro e Olho Marinho a abstenção rondou os 50%.
Quanto ao número de deputados, o PS mantém no círculo de Leiria a representação anterior de três elementos, enquanto a coligação perde um deputado, ganho pelo Bloco de Esquerda.
Dos resultados retira-se ainda que Caldas da Rainha só estará presente no Parlamento se da lista do círculo saírem deputados do PSD e do CDS para o futuro governo. Isto será provável com a manutenção no governo da cabeça de lista pelo PSD, Teresa Morais e de Assunção Cristas pelo CDS. Se assim for, poderão voltar à Assembleia da República, Maria da Conceição Pereira e Manuel Isaac.   ver +

- publicidade -