O CDS elege o sucessor de Assunção Cristas na liderança do partido, de entre cinco candidatos, no congresso de 25 e 26 de Janeiro, em Aveiro e, a poucos dias do acto eleitoral interno, as Concelhias da região dividem-se nos apoios.
O líder da Juventude Popular, Francisco Rodrigues dos Santos, colhe a preferência dos presidentes das Concelhias de Alcobaça e da Nazaré, Nelson Plácido e Graciano Dias, respectivamente. O candidato esteve, inclusivamente, na cidade de Cister a realizar uma acção de esclarecimento aos militantes de uma das maiores Concelhias do distrito.
Por seu turno, nas Caldas da Rainha a estrutura local ainda não tomou posição, encontrando-se numa fase de “análise de todas as moções de estratégia global, 12 no seu total”, explicou o presidente da Concelhia, Carlos Gonçalves, à Gazeta das Caldas. O dirigente considera que o futuro líder do CDS será Francisco Rodrigues dos Santos ou o deputado João Almeida, candidatos que já se deslocaram ao distrito.
Em Óbidos Carlos Pinto-Machado, prefere João Almeida, que considera o “líder ideal”, já que, “com a vasta experiência, aliada à competente equipa que reúne, recolocarão o CDS como partido do arco da governação”.