“Agora é natural que se comece a falar nos candidatos do PSD às eleições autárquicas, até porque esse processo estava muito dependente deste congresso”. Quem o disse foi Fernando Costa na passada terça-feira, 27 de Março, quando questionado sobre quem seria o seu sucessor na lista do PSD para a Câmara das Caldas, agora que a nova legislação o impede de se recandidatar.
“Ainda faltam 18 meses para as eleições autárquicas, mas o candidato do PSD tem que estar definido pelo menos seis meses antes”, considera.
Embora garanta não ter nenhum sucessor preferido, socorreu-se da sua lista de candidatos à câmara nas últimas eleições (Maria da Conceição Pereira, Tinta Ferreira e Hugo Oliveira) para dizer que seria bom que estes estivessem nos três primeiros lugares. Questionado se deveria ser por essa ordem (com a deputada e vereadora a encabeçar a lista do PSD), Fernando Costa começou por dizer que não, mas depois acabou por dizer “que se for por esta ordem, é uma boa ordem, porque foi assim que eu fiz a lista”. No entanto, “será o partido a decidir quem serão os candidatos”, embora prefira que os três vereadores se entendam.
Maria da Conceição porque “tem um papel muito importante na Acção Social e na Cultura”, Tinta Ferreira “pela sua sensatez, seriedade e por conhecer muito bem a câmara” e Hugo Oliveira “é o mais jovem e o que tem menos experiência, mas é um bom vereador”.
Numa entrevista ao jornal i, publicada a 24 de Março, Fernando Costa lançou a possibilidade de se poder candidatar a uma câmara na Área Metropolitana de Lisboa, mas garantiu ao nosso jornal que não tem qualquer intenção de o fazer.
“Eu disse isso por ironia, porque sou contra a limitação de mandatos, porque a lei foi feita no pressuposto de que os presidentes de câmara se tornam caciques ou corruptos a partir do quarto mandato”, esclareceu.
Na sua opinião, só faria sentido existir limitação de mandatos se fosse estendido a todos os lugares públicos, incluindo deputados e administradores de empresas do Estado. Curiosamente foi o próprio Fernando Costa quem disse durante vários mandatos que não voltaria a candidatar-se, acabando sempre por encontrar uma razão para o voltar a fazer.
Pedro Antunes
pantunes@gazetadascaldas.pt