Ninguém saiu a ganhar das eleições internas para a liderança do PSD, no passado sábado. Luís Montenegros venceu expressivamente nas Caldas da Rainha, onde tinha o apoio da estrutura local, mas Rui Rio ficou à beira do triunfo a nível nacional. A segunda volta está marcada para o próximo sábado
Luís Montenegro garantiu nas Caldas da Rainha a vitória mais expressiva no distrito de Leiria nas eleições directas para a presidência do PSD, realizadas no passado sábado, 11 de Janeiro, mas Rui Rio resistiu à investida do antigo líder parlamentar dos sociais-democratas, que recolheu a preferência de 229 dos militantes da Concelhia caldense (67,95%), contra os 97 votos do líder do partido (28,78%) e os 11 de Miguel Pinto Luz (3,26%). O score de Luís Montenegro nas Caldas resultou num forte contributo para o triunfo folgado que o candidato conseguiu obter no distrito, onde somou 58,65% dos votos, contra os 37,24% de Rui Rio e os 4,11% de Miguel Pinto Luz.
Porém, ninguém saiu a ganhar do acto eleitoral interno dos sociais-democratas, dado que Rui Rio, apesar de ter perdido na Distrital de Leiria, venceu as eleições a nível nacional e ficou, aliás, à beira do triunfo à primeira volta (49,02%), superando os opositores Montenegro (41,42&%) e Pinto Luz (9,55%).
A segunda volta está marcada para o próximo sábado, mas, qualquer que seja o resultado, parece inevitável que o PSD continue fraturado e dividido internamente. Também ao nível regional.
De resto, na região, os resultados foram muito díspares, com Luís Montenegro a dominar as votações nas Caldas da Rainha, mas também a vencer em Alcobaça, onde o presidente da Câmara, Paulo Inácio, formalizou o apoio a Rui Rio e o presidente da Concelhia, Paulo Mateus, esteve ao lado do antigo líder parlamentar. Luís Montenegro ganhou, também, no Cadaval, mas nas restantes Concelhias da região foi o antigo presidente da Câmara do Porto a dominar.
Rui Rio foi o mais votado em Óbidos, uma das Concelhias com menor peso eleitoral interno no distrito e onde o apoio do presidente da Câmara, Humberto Marques, a Miguel Pinto Luz não se fez sentir. O “vice” da Câmara de Cascais recolheu apenas 5 votos (33,33%), contra os 8 (53,33%) do líder em exercício do PSD.
Rui Rio ganha por um voto em duas concelhias
Em termos percentuais, a vitória de Rui Rio no Bombarral foi muito significativa (77,78%), com o candidato a ganhar, também, de forma confortável na Concelhia de Peniche (51,43%) e mais à tangente na Lourinhã, concelho onde celebrou a vitória (48,94%) sobre Luís Montenegro (46,81%), por apenas… 1 voto.
Curiosamente, também na Nazaré a diferença entre os candidatos cifrou-se na diferença mínima, com Rui Rio a ganhar, na única Concelhia da região em que Miguel Pinto Luz ficou a zeros em termos de votação.