
Os votos de saúde e festas felizes foram unânimes nos discursos de todas as forças políticas que se juntaram, na noite de 9 de Dezembro para o já tradicional jantar de autarcas das Caldas, que decorreu no restaurante “O Cortiço”. Cerca de 400 pessoas marcaram presença no encontro, pautado também pela proximidade das eleições autárquicas e com recados de união.
O vereador do CDS-PP, Manuel Isaac, tornou público que não será candidato à Câmara e que irá abandonar o cargo em Janeiro, deixando assim o caminho aberto para Rui Gonçalves. A CDU não se fez representar no jantar.
Dispostos em mesas compridas, distribuídos por freguesias ou por membros da Assembleia Municipal, autarcas e antigos autarcas jantaram em convívio, esquecendo cores e ideologias políticas.
Maria João Querido, que falou em representação dos presidentes de Junta de Freguesia do concelho, foi a primeira a destacar o “ambiente amistoso” que praticam, independentemente do desejo de cada um de lutar pela sua freguesia. A presidente de Junta de Freguesia do Carvalhal Benfeito referiu inclusive que esta união é uma marca dos autarcas caldenses e que são conhecidos por isso fora do concelho.
“Gostaríamos muito que em 2017, ano em que entrarão novos autarcas, se desse continuidade a esta união, independentemente dos ideais políticos de cada um”, disse. Maria João Querido pediu ainda a união de todos em torno de áreas que são importantes para as freguesias, como é o caso da saúde, educação, industria, agricultura e acção social.
O deputado municipal Edgar Ximenes, eleito pelo Movimento Viver o Concelho (MVC) deixou um apelo para que a luta eleitoral que irá haver no próximo ano não ponha em causa alguns consensos “mínimos” que foram alcançados neste mandato. Referindo-se ao termalismo, “pedra de toque” das Caldas, considera que pode ser um exemplo do que é possível fazer em política para o interesse do bem comum. “O meu voto é que prevaleçam os interesses dos munícipes acima dos das diversas forças políticas”, referiu.
Rui Gonçalves sucede a Isaac
Manuel Isaac, do CDS-PP, aproveitou o jantar para se despedir dos outros autarcas enquanto vereador, pois deixará o cargo em inícios de Janeiro e será substituído por Rui Gonçalves, que se perspectiva como o candidato centrista à Câmara das Caldas. A comissão política caldense não o confirma, nem desmente, remetendo uma tomada de posição para o início do ano.
Há sete anos como vereador, Manuel Isaac disse estar “orgulhoso” de pertencer ao executivo camarário e referiu que durante este tempo deu o seu contributo, por vezes com ideias diferentes das da maioria social-democrata. A partir do próximo ano conta voltar a dedicar-se à agricultura, mas não deixará de estar atento à vida política do concelho, “mandando bocas quando tiver que as mandar e dando os parabéns quando for necessário”.
O vereador centrista pediu ainda à maioria PSD para dar mais ouvidos à oposição, lembrando que quando o presidente o fez no passado, isso deu resultados ao nível da limpeza e beleza da cidade.
O valor dos autarcas de base
O trabalho dos autarcas de freguesia foi destacado pelo vereador socialista Rui Correia, que considera que este é muitas das vezes incompreendido e desvalorizado. Disse estar honrado por pertencer à “família” autárquica caldense e lembrou que também informou “a tempo e horas” que não se recandidataria às próximas autárquicas, permitindo assim que todo o processo seja o mais transparente possível.
Rui Correia defendeu que é preciso garantir que “não são cometidos erros demasiado graves em relação à coisa pública”. Desejou aos eleitos “perseverança e coragem” e pediu para não se deixarem enredar por teias de amiguismos e compadrios.
Já o vereador e presidente da concelhia do PSD, Hugo Oliveira, realçou o aumento sucessivo de pessoas, oriundas da assembleias de freguesia, neste jantar ao longo dos anos, que “representa a vontade de estar na família autárquica”. O vereador referiu que alguns dos desejos de Natal feitos no jantar do ano passado foram concretizados, como foi o caso da aposta no termalismo. Opinião partilhada pelo presidente da Assembleia Municipal, Lalanda Ribeiro que, entre os desejos para 2017, colocou a reabertura do Hospital Termal (prevista para Maio de 2017), a segunda fase de dragagens na Lagoa e a modernização da Linha do Oeste.
No domínio da saúde, Lalanda Ribeiro espera que o próximo ano seja melhor do que o actual, com a resolução dos problemas existentes no hospital caldense, mas também ao nível dos cuidados primários.
O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, agradeceu o trabalho feito por todos os autarcas presentes e referiu que muitos deles dão o seu tempo sem receber nada em troca. “Sem este conjunto de pessoas disponível para contribuir para a vida dos outros, a sociedade não avança”, disse, realçando que cada um, à sua maneira, contribui para o desenvolvimento da comunidade.
O autarca destacou a efectiva parceria existente entre a Câmara e as juntas de freguesia que permite fazer mais, de forma mais económica e mais perto das pessoas.
Tinta Ferreira garantiu ainda que a Câmara pretende resolver o problema das canalizações para depois procederem aos asfaltamentos das estradas. Também continuarão a arranjar as valetas, espaços verdes e a delegar nas freguesias as intervenções no espaço público.
O edil leu uma mensagem de Luís Ribeiro, que foi presidente da Assembleia Municipal durante 18 anos (substituído por Lalanda Ribeiro) e que faltou este ano, pela primeira vez, por motivos de saúde. Destacou também a presença de alguns ex-autarcas, como Mário Tavares, José Eduardo Ferreira e Rui Gomes, entre os cerca de 400 presentes neste encontro que já é uma tradição nas Caldas.































