João Franco é o novo presidente da concelhia socialista

0
697
O novo dirigente do PS diz que a dívida de 15 milhões de euros da Câmara de Óbidos é “astronómica” para um concelho de 12 mil habitantes

João Franco é o novo presidente da concelhia de Óbidos do PS. O jurista, de 56 anos, diz que vai continuar a fazer uma oposição responsável, “que critica, mas também apresenta propostas alternativas e que intervém sempre pela positiva”.
Natural de Lisboa, casou com uma obidense e possui residência no concelho, onde também paga os seus impostos, como fez questão de afirmar à Gazeta das Caldas.
João Franco vê com “forte censura” a gestão do PSD em Óbidos e recorda que esta tem sido bastante criticada pelo vereador José Machado. “O mais preocupante é uma divida, de cerca de 15 milhões de euros, que consideramos que é astronómica para um concelho de 12 mil habitantes”, afirma.
O PS está já a trabalhar na preparação das próximas autárquicas e vai agora procurar militantes e cidadãos independentes com intervenção cívica para rechear as suas listas aos vários órgãos. João Franco recorda que nas ultimas autárquicas os socialistas concorreram em oito das nove freguesias do concelho, enquanto que o “PSD não conseguiu concorrer em tantas quanto o PS”. Nestas eleições, à semelhança do que tem acontecido nas anteriores, irão socorrer-se de cidadãos que “estejam preocupados com a sua terra e queiram intervir no sentido de integrar as listas do PS”, referindo-se aos independentes.
Num futuro próximo a prioridade será eleger o secretariado executivo e depois pretendem realizar reuniões tendo em vista acções conjuntas com as concelhias do Bombarral, Caldas e Peniche. O PS pretende ainda dinamizar um ciclo de debates com figuras nacionais ligadas a este partido.
Entre as bandeiras do partido estão a preocupação ambiental. “São conhecidos os desmandos de natureza ambiental que têm existido no concelho”, denuncia, prometendo mais esclarecimentos para breve.
O novo líder da concelhia reconhece que a projecção mediática da Câmara de Óbidos é uma desvantagem, mas pretende contrapor com uma abordagem directa às pessoas do concelho. “Para nós é um handicap competir com uma Câmara que tem um show off que é conhecido a nível da imprensa, mas nós vamos falar directamente com o povo”, disse, explicando que pretendem fazer sessões de esclarecimento.
Sobre a sua possível candidatura à Câmara, João Franco afirma que ainda é cedo para falar sobre isso e que por agora é apenas presidente da comissão politica concelhia, sublinhando o “excelente” trabalho do vereador José Machado. “Neste momento o que queremos fazer é trabalho de denúncia politica e de diálogo com a população”, destacou.
João Franco é militante do PS desde 1975 e durante vários anos deputado da Assembleia Municipal de Loures. Agora sente que chegou a tempo de “travar uma boa batalha politica em Óbidos”.

Fátima Ferreira

fferreira@gazetadascaldas.pt