Agenda

0
156075

Caldas da Rainha
Hoje há magia com Luís de Matos no CCC

O mágico está hoje nas Caldas para apresentar o espectáculo “Chaos”

Hoje, 6 de Julho, vai realizar-se no CCC o espectáculo “Chaos” com o mágico Luís de Matos. Trata-se da sua nova apresentação de ilusões que duram 90 minutos e prometem “ser tão reais que até desafiarão a razão”.
Os bilhetes para assistir ao espectáculo custam 20 euros (plateia), 17,50 euros (tribuna) e 15 euros (camarote). Há descontos na compra de dois ingressos (30 euros), de três (45 euros) e de quatro que fica a 50 euros.
No próximo domingo, 8 de Julho, em sessões às 18h30 e às 21h30, será apresentado o filme “O Que Há De Novo No Amor?”.Trata-se da primeira longa-metragem de seis novos realizadores portugueses: Mónica Santana Baptista, Rui Alexandre Santos, Hugo Martins, Tiago Nunes, Hugo Alves e Patrícia Raposo. Do filme fazem parte seis histórias de amor – cada uma realizada por um realizador diferente – referentes a um grupo de amigos que tem uma banda e que todas as noites se encontram numa cave para fazer música.
O elenco conta com a participação de Joana Santos, Ângelo Rodrigues, João Cajuda, Nuno Casanovas, Diana Nicolau, Inês Vaz, Miguel Raposo, David Cabecinha, Joana Metrass, João Pedro Silva e Sónia Balacó, sendo esta a primeira experiência cinematográfica da maioria destes actores.
O filme obteve no IndieLisboa 2011 o Prémio para Melhor Longa Metragem Portuguesa de Ficção, teve a sua estreia internacional no Festival de Cinema de Raindance em Londres, esteve em competição na selecção oficial da 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, foi o filme da sessão de abertura do Toronto International Portuguese Film Festival e esteve em competição no 15º Festival de Cinema Luso-Brasileiro em Santa Maria da Feira.
N.N.

Olha-te continua aposta na promoção do desporto e da saúde

O projecto Olha-Te vai continuar no Museu do Ciclismo até ao fim do mês com a sua programação de Verão 2012 denominada “Museu em Movimento”, na qual são dinamizadas actividades gratuitas ligadas ao desporto, saúde e ao lazer.
Hoje, sexta feira, 6 de Julho, pelas 18h30 haverá uma aula de Yoga com Alberto Mateus, no Parque D. Carlos I. Às 21h30, no Café Pópulos, realiza-se “O Eu – exercício, Saúde e Imagem”, uma conferência que vai reunir Rita Campos, Beatriz Sousa e Pedro Batim.No sábado, 7 de Julho, às 10h30, Rita Campos vai dar uma aula de Pilates, também no Parque enquanto que às 21h30, Catarina Ribeiro dará uma conferencia dedicada à Alimentação Saudável. No domingo, 8 de Julho, às 10h30, Maria Fernandes dá uma aula de Tai Chi no Parque.
Na segunda-feira, 9, às 16h30, o padre Eduardo Gonçalves coordena uma actividade de Contemplação de Música. Pelas 18h00 haverá uma aula de Zumba, dirigida pelo Balance Health Club and Spa.
A  10 de Julho, às 18h30 há Meditação com Mafalda Sousa e no dia 11 realiza-se actividade física sénior. Às 17h00 vai decorrer um rastreio à glicemia, IMC e hipertensão e pelas 18h30 o médico Miguel Louro abordará o tema “Diabetes e Estilos de Vida Saudáveis”. Na quinta-feira, dia 12, às 18h30, Ricardo Lemos coordena a acção “Meditar com a Terra” e na sexta-feira, 13, à mesma hora, Alberto Mateus coordena uma actividade de Yoga.
N.N.

Troikas & Rapsódias no Museu Malhoa
A companhia Teatro da Rainha apresenta amanhã, 7 de Julho, pelas 21h30, a peça “Troikas & Rapsódias”, no Museu de José Malhoa. Trata-se de uma selecção de poemas, histórias e canções de Brecht.
O espectáculo estreou na sexta-feira passada no Beco do Forno (junto à Casa Antero) e fará parte da iniciativa Rainha nas Freguesias, sendo apresentado também a 14 de Julho em Santa Catarina, a 21 na Foz do Arelho e dia 28 na Serra do Bouro.
Durante o Verão, o Museu Malhoa tem previstas visitas guiadas e oficinas de desenho e expressão relacionadas com a Exposição 25 Planos +2 – Teatro da Rainha, mediante marcação prévia.
O espaço museológico está a desenvolver actividades em parceria com o Ginásio da Educação da Vinci, entre os dias 10 e 13 de Julho, das 10h00 às 12h00, que incluem visitas guiadas,  jogos de pistas e oficinas de pintura e de escrita criativa. Estas actividades destinam-se a crianças com mais de 12 anos e as inscrições custam dois euros.
Até ao dia 9 de Agosto estão a decorrer às terças-feiras das 15h00 às 16h30 e às quintas-feiras, das 10h30 às 12h00, ateliers de expressão pela pintura. Para mais informações e inscrições contactar o museu através do tel. 26231984.
N.N.

Livros a preços mais baixos no Vivaci

David Soares distribuiu autógrafos aos amantes de literatura fantástica

Livros de culinária, de arte e de mecânica, histórias infantis, livros de colorir, romances, banda desenhada, ensaios, entre muitos outros, a partir de dois euros, fazem parte da Festa do Livro que se realiza no Vivaci até 15 de Julho.
Organizada em parceria com a livraria Bertrand, esta iniciativa pretende “proporcionar aos amantes das letras a melhor oportunidade para encontrar obras de autores nacionais e internacionais a preços low cost”.
No passado sábado o Vivaci recebeu a visita do escritor David Soares, que apresentou o romance “Compêndio de Segredos Sombrios e Factos Arrepiantes”. Um livro que leva os leitores numa viagem ao lado mais negro da História, da ciência, do oculto e do bestiário, e que se propõe desmistificar conceitos em cada um destes temas.
David Soares, que veio às Caldas numa iniciativa da Bertrand, é um dos mais reconhecidos autores nacionais de literatura de horror-fantástica e foi já galardoado com dois troféus para Melhor Argumentista Nacional pelos seus álbuns de banda desenhada.
J.F.

Jantar convívio e exposição de Zica Capristano no CCC

O restaurante “Sons, Tons & Sabores” do CCC acolhe, a 12 de Julho, pelas 20h00, um jantar que é organizado pela Confraria do Príapo. Durante o jantar (que custa 15 euros e cujas inscrições podem ser feitas pelo tel. 964346878) será feita a apresentação pública de projectos inovadores de cariz artístico-empresarial inspirados na tradição fálica caldense.
Uma hora antes, decorrerá a inauguração de uma exposição de José “Zica” Capristano, “Símbolos Fálicos do Mundo”, que vai estar patente na galeria de exposições do CCC até ao final de Julho.
José A. F. Capristano, nascido a 23 de Abril de 1946, é conhecido por Zica Capristano. Antropólogo de formação, começou por frequentar o externato Ramalho Ortigão nas Caldas da Rainha e o liceu Francês em Lisboa. Após uma passagem pela Suíça, estudou na Universidade de Heidelberg, na Alemanha. É membro da Royal Geographical Society e da Royal Antropological Institute (ambos em Inglaterra), sendo também Cônsul do Benim e do Mali em Portugal. Aos 18 anos começa a fotografar e já viajou por156 países tendo inclusivamente atravessado o deserto do Sahara à boleia. Foi também autor de algum trabalho cinematográfico, sendo o mais emblemático a série ”The People of the Earth”. Publicou vários livros de fotografia. Por vontade expressa do autor, para além das suas fotografias, estarão expostos diversos objectos de grande valor antropológico, provenientes de colecções particulares.
N.N.

Fados amanhã na Foz do Arelho

Amanhã, sábado, dia 7 de Julho, pelas 20h00, no salão do Centro Social e Recreativo da Foz do Arelho, realiza-se um jantar com fados, cuja receita reverterá a favor das obras de ampliação da igreja da vila.
Depois do tradicional caldo verde, será servido um bacalhau à Pedra da Escada, enquanto se ouvem as vozes dos fadistas Margarida Santos, Joaquim Santos, Natália Ferreira, Jaime Pereira, Mário Maduro, acompanhados por Joaquim Rocha (guitarrista) e Mário Maduro (viola).
O preço por pessoa é de 15 euros, podendo as inscrições ser feitas pelos tel. 964450069 e 918432627.
N.N.

Caldense lança segundo livro infantil no Café Central

Amanhã, dia 7 de Julho, às 18h30, no Café Central, a caldense Rita Campos vai lançar o seu segundo livro infantil designado “A Manta Clarinha”, que conta com ilustrações de Sónia Matos.
A autora nasceu em 1981, é professora do ensino básico e mestre em Psicologia do Desporto, pela Faculdade de Motricidade Humana.
O seu primeiro livro, “O Gato Juno”, foi editado em 2007 pela Martins Fontes Portugal.
N.N.

Real Pimenta organiza concerto com os Raindrops

No próximo sábado, dia 7 de Julho, a associação Real Pimenta apresenta o quarto Showcase. Desta vez a banda convidada são os caldenses Raindrops, uma banda com influências de Prog e Mellow Rock. O concerto é às 16h, nas instalações da associação, junto ao ex-polo da UAL. As entradas custam dois euros.

Exposição colectiva na Casa e Museu Bernardo

“O que não é pedra é luz” é como se designa a exposição que se divide entre a Casa Bernardo e o Museu Bernardo. Da mostra fazem parte obras de Joana Montez,  João Belga, Pedro Bernardo e Pedro Cá.
A exposição – que pode ser vista até 22 de Setembro – resulta do projecto Caldas da Rainha Hardcore e conta com o apoio do programa da Fundação Calouste Gulbenkian para a valorização e divulgação artísticas.

Herculano Elias apresenta “Viagem” na Escola Bordalo Pinheiro

Obra de Herculano Elias para apreciar na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

Está patente no átrio da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, a exposição “Viagem” da autoria do mestre ceramista Herculano Elias. A mostra poderá ser apreciada até ao dia 14 de Julho.

Exposição do Teatro da Rainha no Museu de José Malhoa

Está patente no Museu de José Malhoa, a exposição “25 Planos+2” da qual fazem parte vários desenhos de José Carlos Faria. Podem ser apreciadas duas maquetas, várias pinturas e desenhos de cenografia e de figurinos que reflectem importantes momentos sobre a vida desta companhia. A mostra vai estar patente até Setembro.

Pintura de António Guimarães na Foz do Arelho
Está patente no Bar Toa Toa, na Foz do Arelho, uma exposição de pintura de António Guimarães que poderá ser apreciada até 30 de Julho.

Feira das Velharias no Parque D. Carlos I

Realiza-se no próximo Domingo no Parque D. Carlos I, no parque das Bicicletas, junto aos courts de ténis, mais uma Feira das Velharias.  Logo de manhã, os vendedores de livros, selos, cerâmicas, colchas, móveis, roupas, num sem fim de utilidades, lá estarão para mais uma edição deste evento que se estende até ao final da tarde.

Poesia na Casa Antero

A poesia em exposição na Casa Antero

Está patente na Casa Antero, uma exposição de poesias de João Luís Barreto Guimarães. Foram escolhidos versos do livro “Lugares Comuns” que podem ler-se nas paredes daquele espaço de comes e bebes. A exposição poderá ser vista durante o mês de Julho.

Natacha Narciso
[email protected]

Óbidos
Feira de Artesanato ao vivo na Praça de Santa Maria

A Praça de Santa Maria, em Óbidos, volta a receber no fim-de-semana de 14 e 15 de Julho, mais uma iniciativa “Live Craft”, onde cerca de 30 artesãos do ferro, bordado de Óbidos e das Caldas, design urbano e trapologia, artes do mar, cerâmica tradicional e contemporânea, pedra e jóias, mostram o seu trabalho.
Também a Santa Casa da Misericórdia de Óbidos marca presença com as tijoleiras pintadas em corda seca.
Este programa, que decorre desde Maio, sempre no segundo fim de semana de cada mês, pretende mostrar o trabalho dos artesãos de ontem e de hoje, relacionando o espaço público com as artes.
F.F.

Desfile de solidariedade na Amoreira
O Centro Social, Cultural e Recreativo da Amoreira (Óbidos) realiza amanhã, 7 de Julho, pelas 21h30, um desfile de solidariedade. Esta iniciativa, que se realiza pelo segundo ano consecutivo, conta com a participação de crianças, adolescentes e jovens que irão desfilar com roupa de diversos estabelecimentos, entre eles a Loja Jonas, Zatty Acessórios de Moda e a Surfoz, das Caldas da Rainha.
F.F.

Alcobaça
Mosteiro de Alcobaça inspira livros para graúdos e miúdos

Dois livros com o Mosteiro de Alcobaça em lugar de destaque vão este fim-de-semana ser lançados em Alcobaça. Mas a faixa etária à qual se dirigem não podia ser diferente.
Amanhã, 7 de Julho, o Parque de Negócios de Alcobaça acolhe o lançamento de “O Céu, a Pedra e a Terra – Os Cistercienses em Alcobaça”, de Amílcar Coelho, António Maduro e Rui Rasquilho. O livro é apresentado às 15h00 e é seguido da apresentação do novo vinho “Vício”, produzido pela Quinta dos Capuchos.
Já no domingo, pelas 16h00, é a vez de o Mosteiro de Alcobaça acolher o lançamento de “O monge detetive na Abadia de Alcobaça”. Uma obra que marca a estreia da autora infantil Vanda Furtado Marques na literatura juvenil, numa aventura assinada ainda por Isabel Neto, nazarena e professora de Português no Externato Cooperativo da Benedita, e pela ilustradora beneditense Flávia Grilo.
Logo depois do lançamento do livro, crianças e jovens são desafiadas a visitar algumas das zonas do Mosteiro que servem de cenário às aventuras do monge noviço que protagoniza esta história.
J.F.

Rui Rasquilho fala sobre Alcobaça e o seu património
É a cargo do antigo director do Mosteiro de Alcobaça, Rui Rasquilho, que vai estar a sessão de Julho do ciclo de conferências “Arte e Património”, promovido pelo Centro de Formação da Associação de Escolas dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré. Amanhã, 7 de Julho, o historiador fala sobre “Alcobaça e Património”, numa sessão que tem início às 9h30 e passa pelo Castelo e Mosteiro de Alcobaça.
Este ciclo de conferências é especialmente destinado à formação contínua de professores, mas a participação está a aberta a todos os interessados. Em Agosto o ciclo de conferências é interrompido para férias, voltando a 12 de Setembro com uma sessão sobre “Arte e Natureza”. Desta feita os oradores são Galopim de Carvalho e Fernando António Baptista Pereira, que vão estar no Auditório da Biblioteca Municipal da Nazaré, a partir das 18h00.
J.F.

Lojas de Alcobaça com montras vivas e desfiles fora de portas
Entre hoje e amanhã, dias 6 e 7 de Julho, o comércio tradicional de Alcobaça vai andar numa verdadeira roda-viva. Numa iniciativa da Associação Comercial, de Serviços e Industrial de Alcobaça (ACSIA), os lojistas foram desafiados a animarem as suas montras com manequins vivos e a participarem em desfiles onde darão a conhecer as suas propostas para o Verão.
Esta sexta-feira a actividade decorre no Centro Comercial Gafa, onde as montras vivas podem ser apreciadas das 14h30 às 17h00. Meia hora  depois tem início o desfile pelos corredores do edifício.
Já amanhã, a iniciativa muda-se para o centro histórico da cidade, com montras vivas das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h00. Logo depois realiza-se o desfile, marcado para a Rua Alexandre Herculano.
Esta é uma acção integrada no Projecto Regeneração Urbana da Cidade de Alcobaça – Acções de Dinamização Cultural e Promocional”. Na sua promoção a ACSIA conta com a parceria da autarquia local e com o apoio de fundos comunitários.
J.F.

Ópera estreia-se no Cistermúsica
Na sua XX edição, o Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça, acolhe pela primeira vez uma ópera. “Páris e Helena”, de Christoph Willibald Gluck, sobe ao palco do Cine-Teatro de Alcobaça João d’Oliva Monteiro na noite de amanhã, 7 de Julho, numa produção em estreia absoluta.
Apresentada pela primeira vez em 1770, esta ópera conta a história de Páris e Helena, cujo amor motivou a lendária guerra de Tróia. Agora é apresentada pela primeira em Portugal, numa encenação de Clara Andermatt que conta com Carmen Matos, Carla Simões, Sara Marques e Sónia Alcobaça como solistas. O Coro do Estúdio de Ópera e a Orquestra de Música Antiga da Escola Superior de Música de Lisboa também integram o espectáculo.
De acordo com Alexandre Delgado, director artístico do Cistermúsica, este é “um grande acontecimento” deste festival  e uma oportunidade única de assistir a uma ópera em Alcobaça. Por isso, diz, “se estiver um lugar vago no Cine-Teatro é um escândalo”.
“Páris e Helena” tem início marcado para as 21h30 e os bilhetes custam 15 euros para plateia e 10 euros para balcão e camarotes. Estudantes maiores de 65 anos e portadores de Cartão Jovem têm 20% de desconto.
No domingo, dia 8, a proposta é para ouvir “Capella Durienses” no Mosteiro de Alcobaça. “Um coro fantástico, com alguns dos melhores músicos de várias nacionalidades que residem no Porto”, diz Alexandre Caetano.
O director artístico do Cistermúsica garante que este é um coro com “um grande maestro e um trabalho notável” que inclui no seu reportório “alguns dos nossos grandes autores”. Um concerto para ver e ouvir às 18h00, com entrada livre.
J.F.

Dança Oriental na Benedita
“Um espetáculo de dança oriental cheio de brilho e glamour, coreografado pela excelente bailarina Lizandra Alves”. É esta a promessa da Academia de Dança Glowspace, em Rio Maior, que esta noite (6 de Julho) apresenta o espectáculo “Noites do Oriente” no Centro Cultural Gonçalves Sapinho, na Benedita. Uma noite mágica, com início marcado para as 21h00 e com bilhetes a 2,5 euros.
J.F.

Padre Serrazina recordado em livro lançado na Benedita

O cónego José Mendes Serrazina é ainda recordado como o Padre Sarrazina

Nascido na Benedita em 1924, o cónego José Mendes Serrazina, que todos recordam como Padre Serrazina, deixou uma marca indelével na história daquela freguesia. O seu papel fundamental no projecto de Desenvolvimento Comunitário e na criação do Instituto Nossa Senhora da Encarnação – Cooperativa de Ensino e Cultura (entidade proprietária do Externato) tornam-no num dos principais protagonistas do desenvolvimento da Benedita, alcançado sobretudo a partir da década de 60. À sua importância na história da Benedita junta-se o trabalho pioneiro que levou a cabo em diversos seminários, nas pastorais social e familiar e na Acção Católica.
A vida deste beneditense, falecido em Maio de 2010, é agora recordada num livro editado pela Cáritas que vai ser lançado este domingo, dia 8 de Julho, no Centro Pastoral da Benedita. O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, e o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, marcam presença num evento marcado para as 17h00 e aberto a todos os interessados.
Duas horas antes tem início no mesmo centro pastoral uma outra iniciativa, promovida pelo Sector da Pastoral Familiar de Lisboa. “Reflexos do Encontro Mundial das Famílias em Milão, para a continuidade da ‘Nova Evangelização’” decorre entre as 15h00 e as 16h30.
J.F.

Mural da História amanhã em Alpedriz

Amanhã dia 7 de Julho, pelas 21h45, o grupo Cénico do Sport Império Marinhense, apresentará na Associação de Bem Estar Social e Recreativa de Alpedriz (Alcobaça), a peça “Mural da História” com encenação de Cesário Ribeiro.
N.N.

Nazaré
Festa na praia dá boas vindas ao Verão

O areal da praia da Nazaré acolhe amanhã, 7 de Julho, uma festa que promete muita diversão e música à beira-mar. Os DJs Sérgio Delgado, Eurico Lisboa, McGuy H, House Gang Deejays são alguns dos nomes que prometem atrair muita gente à “Nazaré Open Summer”, que pretende dar as boas vindas ao Verão e aos milhares de turistas que escolhem a vila piscatória para passar férias.
Pelo palco vai ainda passar a banda Fade Out, numa festa que tem início às 22h00 e onde as entradas são gratuitas. Este é um evento promovido pela Arebiri Eventos, à qual se juntam a autarquia nazarena, bem como a 94FM Radio.
J.F.

Festa dos dadores de sangue em Valado dos Frades

Entre hoje e domingo, dias 6 e 8 de Julho, decorre em Valado dos Frades a 25ª Festa da Associação de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho da Nazaré. A Praça 25 de Abril foi o local escolhido para três dias de muita animação, comes e bebes, numa festa que visa a angariação das verbas necessárias ao funcionamento da associação.
Hoje, sexta-feira, a quermesse e o restaurante têm abertura marcada para as 20h00, seguindo-se, às 22h00, baile popular com Top Som. A animação musical de amanhã vai estar a cargo de Paulo Figueiredo.
Já no domingo decorrem os pontos altos da festa, com romagem ao cemitério para homenagear os sócios já falecidos, pelas 10h00. Segue-se a celebração de missa solene, pelas 12h00. Às 16h00 o Grupo de Amadores de Valado dos Frades leva a palco um espectáculo de variedades e à noite há baile popular com Daniel Silva e Ana.
J.F.

Torres Vedras
“O Tio Vânia” estreia hoje no Teatro-Cine

“O Tio Vânia”, peça de Anton Tchekov, tem estreia marcada para 6 e 7 de Julho e 13 e 14 de Julho no Teatro-Cine de Torres Vedras, pelas 21h30.
A história de “O Tio Vânia” passa-se numa propriedade russa e aborda temas como o amor, o desejo, a passagem do tempo, o declínio físico, a aridez da existência, o desalento e a destruição dos sonhos. A peça é do Académico de Torres Vedras e encenada por Ana Almeida.
Os bilhetes custam entre os três euros (sócios do Académico) e os cinco euros (público geral).
N.N.

Torres Vedras acolhe mais uma Feira Rural

Amanhã, 7 de Julho, realiza-se a quarta edição da Feira Rural de Torres Vedras, que decorre entre as 8h00 e as 18h00 no centro da cidade.
Em cerca de 250 bancas vão poder adquirir-se produtos típicos do concelho de Torres Vedras e da região Oeste como hortícolas, frutas, flores, vinhos e outras bebidas, pão e doçaria, para além de artesanato, velharias e artigos de coleccionismo, decorativos e outros.
No decorrer do evento há um serviço lúdico-pedagógico para as crianças onde estas poderão desenvolver trabalhos manuais relacionados com os produtos agrícolas do Oeste.
Estão previstas actuações itinerantes do grupo Torres Brass (de manhã e de tarde) e do Rancho Folclórico “Os Rurais” do Furadouro (com actuação pelas 11h00 na praça do Mercado Municipal). Haverá ainda porco no espeto no Jardim da Graça.
A Feira Rural é organizada pela autarquia local e prosseguirá no primeiro sábado de cada mês até Outubro em Torres Vedras, com excepção do mês de Agosto em que a iniciativa se transfere para Santa Cruz.
N.N.