Militante há duas décadas sucede a Rui Nunes e tem como principal prioridade preparar as eleições autárquicas
João Paulo Bento é, desde a semana passada, o novo presidente da concelhia do PS/Caldas. A comissão política reuniu “com ampla participação de todos os seus elementos” e “aprovou por unanimidade o voto de confiança” ao novo responsável pela concelhia caldense.
João Paulo Bento substitui Rui Nunes, que liderava a concelhia socialista desde julho do ano passado e que se demitiu das funções por “razões de ordem pessoal”.
“Não consegui levar o projeto para a frente. Tínhamos as coisas planeadas e achei que a melhor solução seria mesmo desistir porque não conseguiria”, disse, na altura, Rui Nunes à Gazeta das Caldas.
O novo líder da concelhia vai agora reunir, no próximo dia 28 de fevereiro, para compor o secretariado e mesa da comissão política e começar a definir o que se propõem a fazer, mas desde logo refere que o principal objetivo é preparar as próximas eleições autárquicas.
João Paulo Bento, que já integrava a comissão política da concelhia, realça que embora seja o presidente as decisões a tomar “serão do grupo dos que estão e dos que vou convidar para fazer parte”, acrescentando que “ainda é cedo” para dizer se irão manter o trabalho já feito pela anterior concelhia ao nível da preparação do processo autárquico. A anterior concelhia já tinha, de acordo com Rui Nunes, o processo em andamento, inclusive com apresentação prevista dos candidatos à Câmara e freguesias da cidade.
Natural de Vale Maceira (Alcobaça), João Paulo Bento reside nas Caldas há mais de 40 anos. Contabilista, tem exercido, durante os últimos 20 anos, funções de diretor financeiro na Cooperativa Agrícola do Bombarral, que é um grémio de venda de produtos agrícolas e que possui também uma central fruteira. Também possui um gabinete de Contabilidade nas Caldas.
Militante do PS há cerca de 20 anos, foi cabeça de lista pelo partido à freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório nas autárquicas de 2021. Nas autárquicas anteriores, de 2017, tinha integrado a lista do PS para a Câmara das Caldas.
Antes, João Paulo Bento já tinha concorrido, nas listas do PS, à Assembleia Municipal do Bombarral.
Nas autárquicas de 2021 o PS obteve 11,14% (2.474 votos) dos caldenses, sendo a terceira força política mais votada, atrás do movimento Vamos Mudar e do PSD. Elegeu um vereador, Luís Patacho, que depois se desvinculou do partido. Também elegeu três deputados para a Assembleia Municipal
O PS elegeu ainda 16 elementos para integrar as várias assembleias de freguesia do concelho das Caldas.