João Paulo Delgado é o candidato da CDU à Câmara da Nazaré

0
1048
O candidato pela CDU em Leiria defende que tem de haver projeto e investimento para relançar o termalismo
- publicidade -

A CDU anunciou João Paulo Delgado como cabeça de lista à Câmara Municipal da Nazaré nas próximas eleições autárquicas, previstas para o outono. Atual vereador e com mais de duas décadas de intervenção política no concelho, João Paulo Delgado volta a assumir a candidatura, com foco nas questões sociais e na defesa dos serviços públicos.

“O que me move são as mesmas causas de sempre”, afirmou à agência Lusa, sublinhando o agravamento da situação socioeconómica do concelho, “sobretudo para a maioria das pessoas”. A habitação é, segundo o candidato, uma das áreas prioritárias: “É preciso dar respostas públicas para travar a saída de famílias que não conseguem comprar ou arrendar casa”. Para isso, defende a criação de polos habitacionais em freguesias como Famalicão, Fanhais e Valado dos Frades.

João Paulo Delgado critica também o modelo económico local, fortemente dependente do turismo, que considera promotor de “sazonalidade e precariedade laboral”. “A Nazaré é o concelho do Oeste com os rendimentos do trabalho mais baixos”, apontou, defendendo um novo rumo para o desenvolvimento.

- publicidade -

A concentração de riqueza em “meia dúzia de famílias e grandes empresas” é outro dos problemas identificados pelo candidato da CDU, que alerta para os impactos dessa realidade na coesão social e na saúde da democracia. “Assistimos a uma degradação democrática visível, como demonstram os resultados das últimas legislativas”, em que o Chega foi o partido mais votado na Nazaré.

Entre as propostas, destaca-se ainda o reforço da democracia participativa, o apoio ao movimento associativo, o investimento na educação com uma visão de longo prazo e a exigência de respostas ao Governo na área da saúde, nomeadamente para resolver a falta de médicos de família.

Com 47 anos, João Paulo Delgado é licenciado em Artes Plásticas, pós-graduado em Economia Social e doutorado em Sociologia. Pescador durante 13 anos e formador na área da pesca, é presidente da Mútua dos Pescadores há seis anos. Foi deputado municipal e é vereador desde 2021.

Além de João Paulo Delgado pela CDU, são já conhecidos os candidatos do PS (João Formiga), PSD (Serafim António Silva) e Chega (Lúcia Loureiro). Atualmente, a Câmara da Nazaré é liderada pelo PS, que detém a presidência e três vereadores. O PSD tem dois e a CDU um vereador, eleitos nas autárquicas de 2021.

- publicidade -