Uma descarga ilegal de águas residuais domésticas foi detetada no passado dia 10 de junho, no concelho de Alcobaça, pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR de Caldas da Rainha.
A situação foi identificada após uma denúncia por infração ambiental na localidade de Casal Pereiro. No local, os militares do SEPNA constataram que as águas residuais estavam a ser descarregadas diretamente no solo, sem qualquer tipo de tratamento ou sistema de depuração, provenientes de uma fossa séptica associada a um condomínio habitacional.
Na sequência da ação, foi identificado um homem de 63 anos como o responsável pela infração, tendo sido elaborado um auto de contraordenação ambiental. De acordo com a legislação em vigor, a coima pode atingir os 100 mil euros. O caso foi remetido à Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste – Pólo das Caldas da Rainha, entidade competente para este tipo de situações.
A GNR, através do SEPNA, reforça o apelo à população para que denuncie comportamentos lesivos do ambiente. A Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) está disponível 24 horas por dia para receber denúncias ou prestar esclarecimentos.