Lacerda Sales lidera lista do PS por Leiria

0
117

O bombarralense António Lacerda Sales, secretário de Estado Adjunto e da Saúde lidera a lista de candidatos a deputados do PS pelo círculo eleitoral de Leiria. Mas a proposta que tinha sido aprovada pela Federação Distrital de Leiria, na semana passada, sofreu um ajustamento, com a entrada de Catarina Sarmento Castro, secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, para número 2, seguindo-se Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Modernização.
A caldense Sara Velez, líder do PS/Caldas, passou de terceira para quarta da lista, à frente de Salvador Formiga, chefe de gabinete de Walter Chicharro. O líder da Concelhia da Nazaré surge à frente do bombarralense Jorge Gabriel Martins, que “subiu” recentemente ao Parlamento, e é o 6º nome de uma lista que inclui, ainda, Cláudia Avelar Santos, Henrique Canha, Lilibeth Ferreira, Henrique Estrelinha, Céline Gaspar, Cristina Simões, José Manuel Lourenço, Susana Rosa e Carla Mariza.
O PS nunca venceu eleições legislativas no distrito de Leiria, mas em 2019 conseguiu eleger quatro deputados, com 31,07% da preferência do eleitorado, contra os 33,52% do PSD, que, apesar de uma forte quebra de votação relativamente a 2015, quando concorreu enquanto AD, garantiu cinco deputados. Há dois anos, o Bloco de Esquerda, com 9,36%, manteve o deputado que tinha eleito em 2015.
No PSD, o caldense Hugo Oliveira, recentemente eleito presidente da Distrital de Leiria, é o número 2 da lista, num elenco encabeçado por Paulo Mota Pinto, também presidente da Assembleia Municipal de Pombal. Seguem-se Olga Silvestre e João Gomes Marques, que, tal como Hugo Oliveira, foram deputados nesta legislatura.
Uma das novidades é o surgimento do bombarralense João Carlos Barreiras Duarte no 5º lugar. A lista integra, ainda, os nomes de Célia Freire, Álvaro Madureira, João Santos, Sofia Carreira e Alda Carvalho. ■