Maria da Conceição Pereira em lugar elegível para a Assembleia da República

1
612
- publicidade -
notícias das Caldas
Maria da Conceição Pereira deverá voltar a ocupar uma cadeira no parlamento

O presidente da Assembleia Municipal de Óbidos e chefe de gabinete do presidente do PSD, Feliciano Barreiras Duarte, ocupa o terceiro lugar na lista de candidatos à Assembleia da República por Leiria, seguido da vereadora caldense e actual deputada naquele órgão legislativo.

A encabeçar a lista social-democrata pelo distrito de Leiria surge, pela segunda vez, Teresa Morais, seguida de Fernando Marques, ex-presidente da Câmara de Ansião.
Paulo Batista Santos aparece nestas eleições em quinto lugar, depois de em 2009 ter sido eleito em terceiro lugar pelo distrito. O vereador da Câmara de Pombal e líder da Distrital da JSD, Pedro Pimpão, está em sexto lugar, seguido da presidente da Junta de Freguesia de Leiria, Laura Esperança. Segue-se Álvaro Madureira, de Leiria, Joaquim Pequicho, da Nazaré, e Olga Silvestre, de Alcobaça.
De acordo com o presidente da Distrital do PSD, Fernando Costa, trata-se de uma lista “muito boa”. A escolha de Teresa Morais e de Feliciano Barreiras Duarte foi feita pela Comissão Politica Nacional e o também presidente da Câmara das Caldas ainda sugeriu que o nome de Feliciano Barreiras Duarte figurasse como cabeça de lista pelo distrito. Esta decisão obrigou a que “alguns candidatos ocupassem lugares abaixo das expectativas dos seus concelhos”, salientou.
Embora o seu nome figurasse na escolha concelhia, juntamente com Maria da Conceição Pereira, Fernando Costa garante que já estava decidido pela direcção do partido que os presidentes de Câmara não seriam candidatos ao parlamento. Diz que, por agora, não está disponível para abraçar outros cargos, garantindo apenas que dará o seu “melhor possível à Câmara e ao país”.
Para o presidente da distrital do PSD o objectivo é alcançar, pelo menos, o quinto deputado por Leiria.

- publicidade -

Jovem caldense em sétimo lugar na lista encabeçada por Basílio Horta

No que diz respeito ao PS, a grande surpresa foi o cabeça de lista pelo distrito, Basílio Horta, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, escolhido pela Comissão Politica Nacional.
O círculo eleitoral de Leiria conta ainda com João Paulo Pedrosa, presidente da Federação Distrital em segundo lugar, seguido da actual deputada na Assembleia da República, Odete João.
O também deputado da Assembleia da República e ex-autarca de Peniche, Jorge Gonçalves, figura em quarto lugar da lista, seguido de Marta Inês Brás e Walter Chicharro. O jovem caldense e dirigente da JS, Pedro Seixas, aparece em sétimo lugar na lista.
A federação distrital do PS de Leiria congratula-se com a escolha de Basílio Horta para liderar a lista e entende que esta “reconhecida personalidade política independente é uma grande mais-valia para o distrito”. Referem ainda, em nota de imprensa, que a partir de agora, os saberes de Basílio Horta neste domínio “constituem um factor fundamental para as nossas empresas, para os nossos empresários e para os trabalhadores que nelas trabalham”.
Também o presidente da concelhia caldense do PS, Delfim Azevedo, considera que esta é uma “excelente lista”, encabeçada por uma personalidade conhecedora de um sector importante para o distrito e que irá dar os resultados esperados.
Basílio Horta foi fundador do CDS e chegou a ser candidato da direita à Presidência da República, tendo concorrido contra o fundador do PS, Mário Soares.
Caldas está representada pelo jovem engenheiro electro-técnico, Pedro Seixas, em sétimo lugar da lista. “É um jovem em quem depositamos as esperanças de um bom trabalho e é um bom início de carreira politica”, realça o também vereador na Câmara.

Vítor Dinis  em quarto lugar na lista do BE

O economista e deputado na Assembleia da República, Heitor de Sousa, volta a ser o cabeça de lista do Bloco de Esquerda por Leiria. Em quarto lugar na lista figura o caldense Vítor Dinis, como candidato independente.
De acordo com o Bloco, esta lista respeita não só a lei da paridade, como tem presentes vários independentes e jovens. O mandatário distrital é o professor universitário e especialista em religiões, Moisés Espírito Santo.

 

- publicidade -

1 COMENTÁRIO