Moção da Assembleia Municipal de Torres Vedras defende saída do Oeste da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal

0
124

A assembleia obidense recebeu uma moção enviada pela sua homóloga de Torres Vedras, que defende a saída dos municípios da região Oeste do Turismo Centro de Portugal e a sua inclusão no Turismo de Lisboa.
O documento, aprovado por unanimidade pelos deputados torrienses, refere que com a inclusão no Turismo Centro de Portugal, tem-se assistido a um “flagrante esvaziamento internacional do Oeste”, “quebra de visibilidade com o que isso significa de perda económica e, até, de atração de investimento no sector”. Delibera pedir ao governo “procedimento urgente” para a integração do Oeste na entidade regional Turismo de Lisboa, pois entende que com essa mudança passará a ser promovido através da marca internacional Lisboa, “à qual, por razões históricas, culturais, geográficas e de planeamento e ordenamento do território está intrinsecamente ligado”.
O presidente da Câmara de Óbidos realçou que há que ponderar se é necessário fazer esta reforma administrativa para melhorar a performance do ponto de vista de reposicionamento de marca do Oeste. Reconheceu que houve um investimento grande nessa afirmação por parte da Região de Turismo do Oeste, mas que esta foi feita “muito à custa de um único produto”, que era o golfe.
“Não sei se o Oeste tem condições, quer seja em Lisboa quer seja no Centro, de investimento para posicionamento de uma marca”, disse o autarca, defendendo que “tudo o que se possa fazer nesta matéria deve ser muito bem pensado”.