Terça-feira, 3 _ Fevereiro _ 2026, 9:54
InícioPolítica“Ouvir as pessoas é uma função importante do Presidente da República”

“Ouvir as pessoas é uma função importante do Presidente da República”

-

Luís Marques Mendes visitou a Praça da Fruta no primeiro dia oficial de campanha, antes de almoçar com apoiantes na Batalha

A visita do candidato à Presidência da República, Luís Marques Mendes, à Praça da Fruta, ao final da manhã de domingo (4 de janeiro) foi o momento mais agitado para os vendedores num dia de pouco movimento. Depois de beber um café no Bocage, o advogado e político, apoiado pelo PSD, cumprimentou todos os vendedores da praça, e alguns clientes, desejando-lhes um bom ano e ouvindo algumas das suas preocupações, sobre os salários, as reformas, as dificuldades da habitação, mas também os atrasos na obra da Linha do Oeste e a necessidade de um novo hospital, pois o atual, nas Caldas, “está a rebentar pelas costuras”. A todos foi respondendo que “vamos tentar ajudar” ou ainda “tem de me ajudar no dia 18 [de janeiro], para depois o poder ajudar a seguir”.

Aos jornalistas, Marques Mendes realçou que “uma função importante do Presidente da República é ouvir as pessoas”, exemplificando com os estudantes, idosos, empresários, trabalhadores, agricultores ou professores. “Saber ouvir e saber dialogar é essencial. Eu acho que isto faz parte da experiência”, realçou o candidato que cultiva os contactos de rua, que “são uma oportunidade de partilhar ideias com as pessoas”. Da praça, Marques Mendes partiu rumo à Batalha, onde iria almoçar com apoiantes da candidatura, entre eles o líder do PSD e atual primeiro-ministro, Luís Montenegro.

“O mais bem preparado”
O vereador caldense e deputado na Assembleia da República, Hugo Oliveira, é o mandatário concelhio da candidatura de Marques Mendes. O também líder da distrital de Leiria do PSD considera que este candidato é o “mais bem preparado” e que “melhor pode servir o país enquanto Presidente da República”. Considera que, numa fase em “que se procura estabilidade no país, é fundamental ter um Presidente da República com um sentido de Estado e uma visão também diferente”, dando como exemplo a sua posição relativa à reunião do Conselho de Estado convocada para 9 de janeiro.

Questionado sobre as expetativas de voto nas Caldas, terra onde o candidato António José Seguro apresentou publicamente a candidatura e a quem muitos caldenses já manifestaram apoio, Hugo Oliveira entende que, para o cargo a que se candidatam, Marques Mendes é quem “preenche mais requisitos”. No entanto, realça o “apreço” que tem por António José Seguro e reconhece o apoio que esse candidato tem nas Caldas, à semelhança do que já aconteceu em eleições anteriores, nomeadamente aquando das diretas do PS, em que Seguro perdeu com António Costa, a nível nacional, mas venceu nas Caldas.

Hugo Oliveira aproveitou a vinda do candidato também para abordar os temas do novo Hospital do Oeste ou a Linha do Oeste, e espera que o “próximo Presidente da República possa ter mais atenção para com as Caldas”.

Mais dois candidatos na região
No fim de semana estiveram na região os candidatos Gouveia e Melo e António Filipe, mas sem que a comunicação social local tivesse sido informada da sua visita. Gouveia e Melo visitou a vila de Óbidos ao final da tarde de sábado e, “de forma surpreendente, aceitou sem medo colocar à volta dos seus ombros uma cobra branca, embora não fosse venenosa. Também acariciou um camaleão”, refere a Lusa. O ex-candidato do CDS-PP à Câmara de Óbidos, Carlos Pinto-Machado, apoia Henrique Gouveia e Melo “por ser o único candidato verdadeiramente independente”. Pinto-Machado entende que se trata de “um homem apartidário, sério e competente” e que “quando os portugueses precisaram dele em plena crise viral, ele cumpriu a sua missão com dedicação e lealdade para com Portugal.”

O candidato apoiado pela CDU, António Filipe, começou a campanha oficial, na manhã de domingo, na fortaleza de Peniche, agora transformada em Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, onde recebeu apoio de ex-presos políticos, ouviu testemunhos da vida na cadeia e alertou para forças políticas que procuram “branquear o fascismo”.

Loading

- Advertisment -

Edição #5628

Assine a Gazeta das Caldas e aceda todas as notícias premium da região Oeste.

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.