PCP escolhe Rogério Cação para Peniche

0
1311

Eleições autárquicasRogério Cação candidato do PCP a Peniche e Carlos Bonifácio candidato (independente) do CDS a Alcobaça, são as novidades na corrida às autárquicas na região. Enquanto que o PSD já tem todos os nomes definidos em Caldas, Óbidos, Alcobaça, Peniche, Nazaré e Bombarral, o Bloco é agora o único partido que não apresentou nenhum candidato nestes concelhos. Os comunistas apresentaram apenas um (Peniche) e os centristas quatro em Caldas, Óbidos, Alcobaça e Bombarral. Ao PS só falta Peniche.
Há, para já, candidaturas independentes em Peniche, Bombarral e Nazaré, às quais se deve acrescentar a do MVC nas Caldas.

Rogério CaçãoO penichense de 61 anos, Rogério Cação (ex-vereador), foi o nome escolhido pelo PCP para tentar manter a Câmara de Peniche, depois da saída de António José Correia (que atingiu o limite de mandatos). O actual presidente de Câmara é candidato pelo mesmo partido à Assembleia Municipal.
Rogério Cação é professor aposentado, presidente da CERCI de Peniche e membro da Assembleia Municipal daquele concelho.
Também em Peniche, Filipe Sales, do PSD, foi o primeiro a anunciar a candidatura, sendo já conhecida a candidata pelo Movimento de Independentes pelo Concelho de Peniche, Márcia Henriques. No CDS e no BE os plenários ainda não foram marcados, ainda que nos centristas já haja um nome na calha. O PS apresenta o nome já no início da próxima semana.
Em Alcobaça foi anunciado Carlos Bonifácio para concorrer como independente com o apoio do CDS. O actual presidente de Câmara, Paulo Inácio (PSD), irá medir forças com a presidente da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria, Isabel Fonseca (PS). PCP e BE ainda não anunciaram candidatos.
Nas Caldas, a situação mantém-se: Tinta Ferreira irá recandidatar-se e contará com a oposição de Luís Patacho (PS) e de Rui Gonçalves (CDS), que já anunciaram as candidaturas. José Carlos Faria é o candidato mais provável do PCP, mas a sua candidatura só deverá ser apresentada a 25 de Abril. O BE e o MVC não têm nomes definidos, tendo o movimento uma assembleia prevista para 31 de Março para debater o assunto.
Situação idêntica à das Caldas vivem Óbidos e Bombarral. O presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques (PSD) recandidata-se e defronta Vítor Rodrigues (PS) e Carlos Pinto Machado (CDS). BE e PCP também aqui ainda não apresentam nomes.
No Bombarral também falta apenas anunciar os partidos mais à esquerda, PCP e BE. José Manuel Vieira, presidente da Câmara local eleito pelo PSD recandidata-se. Ricardo Fernandes é o nome escolhido pelos socialistas e Rosa Guerra a candidata do CDS. Luís Montez vai concorrer como independente com o apoio do MPT – Partido da Terra.
Na Nazaré o presidente de Câmara, Walter Chicharro (PS), volta a concorrer. Alberto Madaíl Belo é o cabeça de lista do PSD e António Trindade concorre pelo Grupo de Cidadãos Independentes do Concelho do Nazaré. Bloquistas e centristas ainda não têm nomes para anunciar, sendo que no caso destes últimos está previsto o anúncio na próxima semana. O PCP remete os anúncios para mais próximo do dia da Liberdade.