
Depois do PSD foi a vez dos deputados do PS visitarem a Feira dos Frutos. Os números 2, 3 e 5 da lista distrital de Leiria, respectivamente, Elza Pais, António Sales e a caldense Sara Velez, acompanhados por Porfírio Silva (um dos secretários nacionais do PS) e militantes locais, contactaram com os expositores e, com a sua presença, mostraram a “valorização” que dão ao evento. António Sales reconhece que o distrito de Leiria não é fácil para o PS, mas acredita que o trabalho realizado nos últimos quatro anos falará a seu favor.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt
A caldense e candidata nas listas socialistas pelo distrito, Sara Velez, considera que o PS tem vindo a fazer um bom trabalho na região, sobretudo ao nível do investimento no Centro Hospitalar do Oeste, dragagens na lagoa e na modernização da Linha do Oeste. Referindo-se a esta última, Sara Velez acredita que é desta vez que a obra vai avançar, pois o concurso já foi lançado. Contudo, esta empreitada engloba apenas a electrificação do troço entre Mira Sintra-Meleças (Sintra) e Torres Vedras.
A candidata caldense salienta que, a nível local, o PS continuará a defender que a Linha do Oeste seja electrificada na sua totalidade. “Do meu ponto de vista pessoal deve fazer a ligação que antes era feita à Linha do Norte, em Coimbra, através da Bifurcação de Lares”, disse, defendendo que, do ponto de vista estratégico, seria o mais benéfico para esta região porque contempla os distritos de Leiria e Coimbra.
Caso seja eleita, Sara Velez garante que irá bater-se por esta e outras questões importantes para o concelho.
António Sales, presidente da federação Distrital de Leiria do PS e candidato em terceiro lugar na lista, não tem dúvidas de que a candidata caldense irá ocupar um lugar na Assembleia da República e que a “região Oeste, nomeadamente as Caldas da Rainha, que é de uma importância capital para o distrito de Leiria, ficará muito bem representada”.
Trabalho feito dado como trunfo
António Sales diz estar consciente que Leiria é um distrito difícil para o PS pois possui uma base sociológica muito conservadora. No entanto, destaca que os socialistas têm os seus trunfos, e que são, basicamente, o trabalho feito nos últimos quatro anos. “Aquilo que prometemos cumprimos, não defraudámos as expectativas dos nossos eleitores, queremos ter uma posição de responsabilidade”, disse o também candidato.
Actualmente o PS possui três candidatos eleitos pelo distrito de Leiria, mas António Sales acredita que este número irá aumentar nas próximas eleições de 6 de Outubro. Estão actualmente a estabelecer um caderno de encargos para o distrito, que irão apresentar aos eleitores e, durante esta fase de pré-campanha têm tido um bom acolhimento.
“As pessoas têm valorizado a estabilidade do mandato e o benefício das boas decisões tomadas neste período de governação”, disse o político, acrescentando que pretendem fazer um trabalho de proximidade e que, por isso mesmo, têm um presidente de Câmara (de Leiria) como cabeça de lista.
Também a caldense Sara Velez sublinha o trabalho feito nos últimos quatro anos. “O PS acolheu o governo do país numa situação complicada, de forte austeridade e de políticas restritivas a nível económico e social. Muito do trabalho realizado foi a devolução desses benefícios às pessoas, coisas que eram suas por direito e que lhes foram retiradas”, concluiu.